O termo missionário teve origem no período da cristandade, quando a igreja e o Estado eram uma coisa só. E fazer missão naquele período passou a ser sinônimo de ampliar as fronteiras do Estado mediante as investidas militares.
A palavra 'missão' tem sua origem na palavra latina 'mittere', que significa enviar. Antes do século 16 esta palavra só era utilizada quando o assunto estava relacionado à Trindade, e mais especificamente ao envio do Filho e do Espírito Santo pelo Pai.
O que significa a palavra missionário no hebraico?
A palavra “missionário” deriva do latim e tem o mesmo sentido básico do termo grego “apóstolo”, que significa “enviado”. Na Bíblia, ser missionário “é ser chamado para levar a mensagem do Evangelho”, respondendo ao mandato do Senhor de pregar o Evangelho a toda as nações (cf.
INFÂNCIA MISSIONÁRIA: O QUE É, COMO SURGIU E QUAIS OBJETIVOS?
Tem a palavra missionário na Bíblia?
Embora o termo missionário não apareça na Bíblia, existem varias passagens que mostram como Deus chamou e capacitou pessoas para levar o evangelho a sua casa, cidade e até em outras nações.
O que significa a palavra missão segundo a Bíblia?
A implantação do Reino de Deus torna-se então sinônimo de missão. Quando falamos do Reino, falamos em primeiro lugar de justiça, dignidade e restauração da vida.
Se utilizarmos retrospectivamente a linguagem do “Documento de Aparecida”, Madalena foi a primeira “discípula missionária”. Seguindo a narração do Quarto Evangelho, “Jesus lhe disse: 'Mulher, vai a meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Pedro foi, sem dúvida, o apóstolo mais influente nos primeiros tempos, mas Tiago, Paulo e João também tiveram um papel importante no estabelecimento do primeiro cristianismo.
No novo testamento, aparece o termo grego apostello, com o mesmo significado da palavra latina. Do século 16 aos nossos dias a palavra “missão” passou a significar a igreja sendo enviada ao mundo. Quem primeiro se preocupou em “enviar” foi o próprio Deus.
William Carey (Northamptonshire, 17 de agosto de 1761 – Calcutá, 9 de junho de 1834) foi um missionário batista inglês, conhecido como o "pai das missões modernas." Carey foi um dos fundadores da Sociedade Missionária Batista de Londres, na Inglaterra.
Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.
Do ponto de vista etimológico, o termo missão tem origem no latim missio ou missiones, no sentido de enviar para. Esta terminologia, de maneira mais ampla, dá-nos a ideia de libertação de alguém que está em uma prisão.
A palavra “missionário” deriva do latim e tem o mesmo sentido básico do termo grego “apóstolo”, que significa “enviado”. Na Bíblia, ser missionário “é ser chamado para levar a mensagem do Evangelho”, respondendo ao mandato do Senhor de pregar o Evangelho a toda as nações (cf. Mt 28,19).
A missão é tarefa fundamental da Igreja. O próprio Apostolo Paulo sente o dever de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo: “Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. As missões são o trabalho de evangelização feito de forma intencional.
O Apóstolo Paulo, um grande missionário, foi enviado aos gentios. Após sua conversão à Igreja, passou o resto da vida pregando-lhes o evangelho. Durante sua missão, houve ocasiões em que foi açoitado, apedrejado e aprisionado. Ainda assim, continuou a pregar o evangelho (ver Atos 23:10–12; 26).