Na conexão nacional ou doméstica, na maioria dos casos, não é necessário retirar a bagagem que segue direto para o destino final. Já na conexão internacional as regras variam de acordo com cada país, que poderá exigir não só o novo despacho da bagagem mas também passar pelo controle migratório.
Como funciona a recolha de bagagem nos voos com escala? Se os voos que comprou têm o mesmo número de reserva, não terá que recolher as malas no aeroporto onde faz a escala. Não importa se os voos são ou não de companhias aéreas distintas.
Quando o voo tem conexão precisa despachar a mala novamente.?
A primeira dúvida mais frequente é se em voos com conexão é necessário realizar um novo check-in e despachar novamente sua bagagem. Bom, apesar de normalmente não haver a necessidade de fazer o check-in de novo, é importante perguntar ao atendente da companhia aérea sobre isso logo que fizer o embarque do primeiro voo.
O que faço com a minha bagagem durante as conexões? Antes de desembarcar da aeronave, para a conexão, retire seus pertences que foram acondicionados no compartimento superior dos assentos, e leve consigo para o Terminal. Elas seguirão com você no próximo voo.
Bagagem em CONEXÃO | Despacho de novo? E a mala de mão?
Quando faz conexão tem que fazer check-in?
Depende, em alguns casos pode ser necessário fazer o check-in novamente durante uma conexão, principalmente se houver troca de companhia aérea ou se o tempo entre os voos for longo. Sempre confira com a companhia aérea as instruções específicas para o seu voo.
Escala é quando o avião para em uma cidade que não é o destino final da sua viagem, mas você não precisa sair do avião. Já a conexão é quando você precisa descer do avião para pegar outra aeronave.
Como saber se minha bagagem vai direto para o destino final?
Quando o atendente do check-in inicial da viagem confirmar a vocês que as malas vão direto ao destino final, é simples: basta descer do avião e seguir para o próximo embarque. Já nos casos nos quais é preciso novo check-in na conexão, você precisa retirar a bagagem na esteira e ir para o balcão da companhia aérea.
Já para casos em que o passageiro faz troca de aeroporto, por exemplo: Curitiba – São Paulo (Congonhas) e em seguida São Paulo (Guarulhos) – Fortaleza, o passageiro fica responsável por retirar a bagagem na conexão e transportá-la até o aeroporto de onde sairá o próximo voo e despachá-la novamente.
Conexão é um tipo de voo em que ocorre uma parada para embarque e desembarque de passageiros com troca de aeronave. Portanto, todos os passageiros — mesmo aqueles que não vão descer no aeroporto onde está sendo feita a parada — devem sair para embarcar em um outro avião que fará o percurso rumo ao destino final.
A diferença é que, no caso de voos com conexão, ocorre a troca de aeronave. Portanto, todos aqueles passageiros - mesmo aqueles que não vão descer no aeroporto onde é feita a parada - devem sair para embarcar em outro avião que fará o percurso final.
Se você perder a conexão, você tem direitos, e a companhia aérea deve: Embarcar no Próximo Voo da Mesma Companhia Aérea: Escolha um voo com o mesmo destino, mantendo a mesma escala. Embarcar em um Voo de Outra Companhia Aérea: Seja realocado em outro voo sem custos adicionais, se for a melhor opção.
Conexão aeroporto nacional e internacional. Nacional: ao desembarcar, o passageiro deve ir até o portão de embarque do próximo voo. Internacional: ao desembarcar, o passageiro deve passar pela Imigração, se for necessário, seguir para a Segurança de Conexões Internacionais e ir para o portão de embarque do próximo voo.
O que acontece com a bagagem despachada na escala e na conexão. Na escala, a bagagem é retirada pelo passageiro somente no local final. Já na conexão as regras mudam conforme os países. Em voos nacionais é praxe que as malas sejam retiradas no local de destino da viagem.
Ao decidir não embarcar em um voo de conexão, você pode enfrentar a perda do valor pago pela passagem e até penalidades adicionais. Ademais, há implicações legais que variam de acordo com as leis do país e as políticas da companhia aérea.
Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega. Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco. A seqüência é a seguinte: 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte.
Quando o voo tem conexão precisa fazer check-in novamente?
Na maioria dos casos, você receberá seu cartão de embarque para o voo de conexão já quando fizer o check-in para o primeiro voo. Isso significa que você não precisa fazer o check-in novamente para o próximo voo.
O aeroporto encarrega-se de localizar a bagagem nos primeiros 5 dias de perda. Depois deste período, se esta ainda não foi localizada, o Departamento de Objetos Perdidos da companhia aérea ficará encarregado de realizar uma investigação durante os próximos 21 dias.
Caso você não tenha chegado ao seu destino e não esteja em um voo com conexão, não é permitido desembarcar da aeronave. A principal diferença entre escala e conexão é que, durante uma escala, você permanece com a mesma companhia aérea e provavelmente não precisará retirar sua bagagem despachada.
Como funciona o despacho de bagagem em voo com conexão?
Embora seja preciso trocar de avião durante a conexão, sua bagagem será transportada pelo pessoal de bagagens do aeroporto e você somente terá que retirá-la no aeroporto de destino.
A maneira mais segura de saber se em um voo com conexão precisa fazer novo check-in é perguntando na hora que você estiver fazendo o primeiro check-in com a companhia aérea. Confirme com a atendente no balcão se a sua bagagem estará no seu destino final ou será preciso recolhê-la na conexão e fazer novo check-in.
Muitos viajantes utilizam essa diferença de preços para garantir a passagem mais barata, mesmo não tendo a intenção de desembarcar no destino final. As companhias não estimulam essa estratégia, mas não é ilegal desembarcar na conexão.
Como funciona conexão com mudança de aeroporto? A conexão com troca de aeroporto costuma ter tempo suficiente para seguir com os trâmites de desembarque, bagagem e deslocamento, bem como check-in, despacho das malas e, novamente, o embarque no outro aeroporto.
Posso sair do aeroporto em conexões longas? Todo passageiro pode transitar dentro e fora do terminal durante uma conexão, pois a passagem do segundo trecho permite que você realize seu embarque normalmente, como se aquele fosse seu ponto de partida.