Quando tenho que dar entrada no INSS?

O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento. Se o segurado requerer o benefício dentro do prazo de 30 dias, ele receberá o retroativo desde a data que de fato era devido (falaremos mais sobre isso adiante.
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Quando o funcionário deve dar entrada no INSS?

Como destacamos acima, o trabalhador tem direito à solicitação do afastamento pelo INSS quando um acidente ou uma doença impossibilitem ele de exercer a sua profissão por mais de 15 dias. A primeira quinzena permanece como obrigação da empresa. Ou seja: o pagamento de salários normalmente.
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É obrigatório dar entrada no INSS?

Segundo o § 4º do artigo 60 da LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, apenas nas empresas que têm serviço médico próprio ou de convênio, é que existe a responsabilidade de encaminhar o trabalhador ao INSS.
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Quantos dias de atestado para ir para o INSS?

Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
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Como faço para dar entrada no INSS por doença?

Como dar entrada no auxílio-doença do INSS?
  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS)
  2. Faça login e escolha a opção "Agende sua Perícia" (menu lateral esquerdo)
  3. Clique em "Agendar Novo" - em caso de 1º pedido ou em "Agendar Prorrogação" para solicitar que o benefício seja prorrogado.
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Como dar Entrada no INSS? Agendamento de Perícia (Jeito muito simples)

Qual é o prazo para dar entrada no INSS?

O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento.
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O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

O que Deve Constar no Laudo Médico para Auxílio-doença?
  1. Nome Completo do Paciente: Identificação clara e sem abreviações.
  2. Data de Emissão do Laudo: A data em que o laudo foi emitido deve ser recente e estar claramente indicada.
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Qual o limite de atestado por mês?

Limite de atestados médicos apresentados

A legislação trabalhista brasileira não estabelece um limite para o número de atestados médicos que podem ser apresentados à empresa. O que existe é um limite de dias de afastamento que devem ser custeados pela empresa, de 15 dias pela mesma doença.
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Quando se afasta pelo INSS recebe o mesmo salário?

Primeiro e mais importante, o afastamento pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não garante o pagamento do salário integral.
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Qual o valor que se recebe quando se afasta pelo INSS?

De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição. Portanto, se o segurado tem 5 anos de contribuição, isso significa que já contribuiu 60 vezes ao INSS.
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O que tenho que levar para dar entrada no INSS?

Por isso, preparamos a lista abaixo para você saber tudo o que deve reunir antes de dar entrada no auxílio-doença:
  • Documento com foto. ...
  • CPF. ...
  • Comprovante de Residência. ...
  • Extrato Previdenciário CNIS. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Carnês de contribuição. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ...
  • Documentos médicos.
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Pode ir ao INSS sem agendar?

Nas agências do INSS existe o atendimento espontâneo (sem necessidade de agendamento), feito na triagem ou no Autoatendimento Orientado, mas a maioria dos serviços oferecidos são agendados - realizados com dia e horário marcados previamente.
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Que documentos são necessários para dar entrada no INSS?

Documentos pessoais: - RG (Registro Geral) ou outro documento de identificação oficial com foto, como a carteira de motorista. - CPF (Cadastro de Pessoa Física). - Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil.
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Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.
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Como funciona o INSS para dar entrada?

Os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS). Em geral, a maioria dos segurados tem optado mais por usar o site do Meu INSS para os pedidos de benefício. Lá, a solicitação é feita totalmente online.
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De quem é a obrigação de dar entrada no INSS?

Quem deve dar entrada no INSS, o funcionário ou a empresa? Quem deve dar entrada no INSS é o funcionário.
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Quantos dias de atestado para entrar no INSS 2024?

Quantos dias de atestado são necessários para solicitar o afastamento pelo INSS? Para que o trabalhador segurado do INSS tenha direito a solicitar algum benefício, ele precisa ter um atestado médico que indique a incapacidade para trabalho por mais de 15 dias consecutivos.
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Quantos dias de atestado para entrar no INSS?

A legislação previdenciária dispõe que, em caso de doença, o empregado poderá se afastar do emprego (sem prejuízo dos salários) por até 15 dias consecutivos, situação em que o empregador é obrigado a remunerar o empregado como se trabalhando estivesse, consoante o § 3º do art. 60 da Lei 8.213/1991.
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Como faço para dar entrada no INSS por afastamento?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
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Pode dar 2 atestados seguidos?

É possível somar atestados médicos com CID diferentes? Esta informação é relevante, pois se o afastamento do trabalhador se der por mais de 15 dias ele ficará afastado pelo INSS. De acordo com a lei, não é possível somar atestados com CID diferentes, mesmo que sejam consecutivos.
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Como funciona a soma dos atestados?

A soma de atestados só poderá ocorrer se: O total de atestados superar 15 dias; Os afastamentos ocorrerem dentro de 60 dias contados da entrega do primeiro atestado; e. Todos os afastamentos decorram da mesma doença.
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Quando a pessoa volta de atestado pode ser demitido?

Quanto tempo depois do atestado o funcionário pode ser demitido? Depois do atestado, o funcionário pode ser demitido logo após retorno ao trabalho ou apenas depois de 12 meses. Isso depende de alguns fatores, como: se a doença foi causada ou agravada pelo trabalho – o funcionário tem um período de proteção de 12 meses.
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Qual laudo o INSS aceita?

Qual médico pode dar laudo para o INSS? O laudo para o INSS pode ser dado por médico particular, do SUS, do trabalho da empresa, seguindo as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina). O que importa, de fato, é o perito do INSS conseguir entender através do lado que o segurado está incapaz total ou parcialmente.
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Como obter o melhor laudo médico para ganhar o auxílio-doença sem perícia?

Os segurados do INSS que desejam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), sem passar pela perícia médica presencial, podem fazer o requerimento por meio de análise documental - o Atestmed e ter o benefício concedido muito mais rápido.
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Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
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