Em 2001, assim como o Biotônico Fontoura, precisou rever a fórmula e tirar o álcool etílico. Ficou sob essa nova fórmula em produção até meados do ano passado, quando deixou de ser produzido como medicamento e entrou na categoria de suplementos alimentares.
Em abril de 2001, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a presença de álcool etílico em tônicos e fortificantes, entre eles o Biotônico Fontoura.
Entre eles, segundo a assessoria, estará o Biotonico Fontoura, um dos mais vendidos no país. De acordo com a resolução publicada ontem, a proibição da presença de álcool etílico nos produtos foi determinada devido "à necessidade de eliminar a exposição de crianças ao etanol".
Qual o teor alcoólico do Biotônico Fontoura antigo?
EMENTA: O Biotônico Fontoura, pelo seu teor alcoólico de 9,5% contido em sua fórmula, segundo consta no rótulo do produto, sendo portanto maior do que o teor da cerveja e comparável ao do vinho, dependendo da quantidade ingerida, pode causar embriaguez.
Mais de 100 anos de história e uma fórmula de sucesso.
Lobato criou o “Almanaque Fontoura”, onde eram narradas as peripécias do personagem Jeca Tatu. Sua fórmula passou por modificações em 2001, e desde então, o produto não contém mais álcool em sua composição.
O produto ficou popular em muitas casas brasileiras ao longo de todo o século passado. Sua fórmula teve de ser alterada em 2001, em decorrência de uma determinação da Anvisa que proibiu que tônicos, fortificantes e suplementos destinados às crianças contivessem álcool etílico na formulação.
O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura. Desde meados dos anos de 1990, o produto tornou-se marca do portfólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida a Hypera Pharma que ainda produz e comercializa no Brasil.
Pode tomar Biotônico todo dia? Sim, o Biotônico Fontoura pode ser tomado diariamente, conforme a recomendação de uso. No entanto, é importante não exceder a dose indicada e sempre seguir as orientações do seu médico ou nutricionista.
Também não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabete e infecções graves ou alergia a qualquer um dos excipientes.
Reações de hipersensibilidade como, sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas, ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.
Não há nada em sua composição responsável por dar fome. Ele é um suplemento mineral com substâncias que fornecem ferro e fósforo, indicado para quem tem alguns tipos de anemia.
Criado em 1910, pelo farmacêutico Cândido Fontoura, o medicamento foi batizado pelo escritor Monteiro Lobato e chegou a ser barrado pela Anvisa por conter um teor alcoólico alto, que poderia deixar crianças confusas e com tendência de desenvolver alcoolismo na fase adulta.
Contudo, evidências de 1930 já davam sinais que o componente Et-Hg derivado da degradação de Tiossalicilato sódico de etilmercúrio poderia causar efeitos indesejados em humanos, além do fato de se tratar de um metal que pode se acumular no organismo e causar toxidade (GEIER; SYKES; GEIER, 2007; SOUZA, 2016).
Biotônico Fontoura é um suplemento de ferro utilizado para complementar a alimentação diária e estimular o apetite. Também auxilia na imunidade e energia, sem possuir açúcares. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO SE VOCÊ TEM PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS.
"No novo rótulo do produto não consta presença de álcool, mas a Agência de Vigilância Sanitária fez teste com o tônico e constatou que, mesmo em menor teor, o Biotônico Fontoura ainda tem álcool".
Este medicamento não deve ser usado por pessoas hipersensíveis aos componentes da fórmula e nos casos de anemias que não são provenientes da falta de ferro, como a anemia megaloblástica (falta de vitamina B12 e ácido fólico), ou anemia sideroblástica (falta de cobre).
Quem tem problema de pressão pode tomar Biotônico Fontoura?
Contraindicações. O Biotônico Fontoura está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou com hipertensão, tuberculose e intolerância gástrica ao ferro.
2vezes ao dia Antes das principais refeições (almoço e jantar). Para que serve o Scott? Quais os benefícios do Scott? Rico em Vitaminas A e D; Base de oleo de fígado de bacalhau; Ajuda na manutenção da visão e funcionamento do sistema imunológico; Auxilia na absorção eficiente do cálcio.
Em 2001, a fórmula original do Biotônico Fontoura teve que ser alterada, porque a Anvisa proibiu que produtos destinados às crianças tivessem qualquer quantidade de álcool em sua composição.
Em 2001, a fórmula original do Biotônico Fontoura teve que ser mudada, porque a Anvisa proibiu que produtos destinados às crianças tivessem qualquer quantidade álcool em sua composição.