Bom dia, no tratamento de qualquer doença sexualmente transmissível, inclusive a sífilis não existe qualquer restrição do uso de alimentos, isto faz parte de crendices populares.
Doces , chocolates , refrigerantes cortam o efeito da Benzetacil? Olá! Esses alimentos não reduzem o efeito do antibiótico, porém, vale a lembrança de que se você estiver com alguma infecção uma alimentação saudável faz parte do tratamento.
Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.
Sendo assim, sua combinação com qualquer outra solução injetável deve ser evitada. Por isso, o uso de benzetacil diluído com ampola de diclofenaco não é recomendado (1).
Tomar Benzetacil pode causar dor no local da aplicação. Para aliviar essa dor, aplicar uma compressa fria no local pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a sensação de dor. Evite aplicar gelo diretamente na pele e use uma toalha fina como barreira.
Quanto tempo leva para Benzetacil fazer efeito na inflamação?
A Benzetacil demora em torno de 30 minutos para começar a fazer efeito. Este antibiótico é rapidamente absorvido pelo organismo após a aplicação intramuscular e algumas pessoas podem notar sinais de melhora já nas primeiras 24 horas.
Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”. É também seguro para uso em gestantes e usado como principal tratamento de sífilis congênita.
Quais as contraindicações do Benzetacil? Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.
Além disso, alimentos como chá, café ou bebidas alcoólicas devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos porque podem aumentar o risco de efeitos colaterais.
Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.
Como a Benzetacil age no organismo? A benzilpenicilina tem a função de matar micro-organismos, nesse caso bactérias, durante o seu estágio de multiplicação dentro do corpo.
É importante evitar o consumo de álcool durante o tratamento com antibióticos, pois o álcool pode interferir na eficácia do medicamento e aumentar o risco de efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, tonturas e dores de cabeça.
O sono não é um efeito colateral habitual do benzetacil, por isso é possível que esse sintoma tenha outra causa. Fique atento se sugem outros sintomas e, se a sonolência for intensa ou persistir, consulte um clínico geral para fazer uma avaliação mais detalhada.
A penicilina benzatina (princípio ativo do benzetacil) é aplicada por meio de uma injeção no glúteo e fica ali depositada, com liberação lenta para combater a infecção que deve ter motivado o médico a lhe prescrever. O principal efeito colateral é a dor local que pode durar até 5 dias.
A Benzetacil normalmente dói porque o medicamento é aplicado no músculo e apresenta uma consistência viscosa, sendo absorvido lentamente pelo organismo. Essas características favorecem o afastamento das fibras musculares no momento da injeção, resultando em dor.