É recomendável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km e substituir os pneus entre 35 mil km e 45 mil km. Para isso, muitos recorrem a lojas especializadas.
Quando trocar o pneu precisa fazer alinhamento e balanceamento?
Ao trocar os pneus do automóvel, é recomendável balancear e alinhar como medida preventiva. Em todos esses casos é possível fazer somente o alinhamento ou o balanceamento, assim como é possível realizar os serviços em conjunto.
Quando colocar pneu novo tem que fazer alinhamento e balanceamento?
Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais.
Na troca de pneus do carro, é importante realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas, pois isso garante a estabilidade, a segurança e a durabilidade do conjunto pneu-rodas e outros componentes da suspensão do veículo.
Colocar pneus novos no carro obriga balanceá-los e trocar as válvulas?
Precisa fazer alinhamento depois de trocar os pneus?
1) Balanceamento e alinhamento são essenciais
Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu. Se você sair da loja e o carro estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, volte e peça a verificação.
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Trocando os pneus em pares, ou seja, substituindo pelo menos dois pneus ao mesmo tempo, você mantém a estabilidade e a aderência do veículo em equilíbrio. Pneus desiguais podem levar a problemas de dirigibilidade, como derrapagens e perda de controle.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
A geometria, também é conhecida como alinhamento, é um processo cuja finalidade é ajustar os ângulos das rodas do veículo, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
Faça a revisão geral. Assim você evita causar os mesmos danos ao pneu e corrige alguns defeitos do seu carro que poderiam se agravar no futuro. Acompanhe: é recomendado que nos primeiros 1.000 Km seguintes a uma troca se redobre o cuidado com as rodas e pneus. Você deve verificar se existem folgas ou barulhos incomuns.
Equilíbrio de desgaste: substituir apenas um pneu pode resultar em um desgaste irregular dos pneus remanescentes, o que prejudica a tração e o manuseio. Desempenho: pneus desiguais podem afetar negativamente a dirigibilidade, especialmente em curvas e situações de baixa aderência.
O alinhamento e o balanceamento podem ser feitos a cada 10mil km rodados ou sempre que surgir algum problema relacionado à estabilidade do volante, desgaste irregular das rodas e trepidações que são percebidas no volante, painel e piso.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...
Qual o ideal a se fazer? Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.