Dependendo do modelo da moto, os manuais aconselham realizar a troca em intervalos de 5 mil até 15 mil km, certifique-se qual a km indicada pelo fabricante no manual.
Geralmente, sugere-se que seja efetuada a troca a cada 1.000 quilômetros, já o tempo de vida útil do óleo varia de acordo com a utilização da moto, mas sempre siga as orientações do manual do proprietário para garantir a manutenção adequada.
Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta; Caso sua moto não rode muito, faça a troca a cada seis meses.
Geralmente, no caso do filtro de ar de motor, a recomendação é que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados, ou também 1 ano de uso (no máximo).
As montadoras recomendam a troca desse filtro junto com a troca de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil km. Se o filtro de óleo estiver vencido é bem provável que peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais sejam danificados. Em casos mais extremos, podem até fundir o motor.
Outro sinal de que o filtro de óleo está desgastado ou obstruído são os ruídos provenientes do motor. A saber, o filtro de óleo sujo ou danificado pode causar uma lubrificação concentrada em peças móveis. Assim, causando atritos excessivos e ruídos anormais.
O que acontece se não trocar o filtro de óleo do motor?
Assim, quando não se substitui o filtro de óleo do motor, o novo lubrificante será contaminado pelo fluido velho. Este óleo vencido já não oferece as mesmas propriedades e para piorar os resíduos que circulam pelo bloco e comprometem a lubrificação adequada de peças como anéis, pistões, bielas e mancais.
Para identificar se o seu filtro de ar está sujo, verifique se há sujeira aparente externamente ou impregnada nos poros da espuma. A sujeira externa, dentro da caixa do filtro, já é um indício de que a peça precisa de manutenção.
O filtro de óleo deve ser trocado sempre que houver uma troca de óleo, pois não adianta tomar banho e colocar a mesma roupa. Em seu interior, o filtro pode reter entre 0,5 e 1 litro de óleo, ou seja, se não trocar o componente, o óleo novo vai se misturar com o antigo.
Quanto tempo posso ficar sem trocar o óleo da moto?
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Muitas pessoas acreditam que enquanto tiver óleo no cárter, pode circular com a moto e ir apenas completando para manter o nível desse fluido. Quando o óleo está velho, ele perde a eficiência, pois vai sendo misturado com o combustível e não lubrifica corretamente.
Riscos de multas. Se você está se perguntando se tirar o mangote da moto da multa ou não, a resposta é sim. Ao fazer a remoção do mangote da sua moto sem a autorização de algum órgão oficial de trânsito, seu veículo pode ser multado e até mesmo retido, infelizmente.
Com o tempo, o filtro de óleo pode ficar saturado com as partículas retidas, o que compromete sua eficiência. Por isso, é importante realizar trocas regulares do filtro de óleo para garantir que o motor continue a ser protegido adequadamente.
O que acontece se o filtro de óleo estiver sujo? Quando o filtro está sujo, ele não funciona como deveria. Com o passar do tempo, ele para de filtrar, aumentando a temperatura do motor e o consumo de óleo e combustível. Filtros que estão apresentando problemas devem ser trocados.
Porém, é importante ficar atento a quantidade que o óleo do motor da moto está baixando. Embora não haja nenhum número certo de quanto o lubrificante pode variar, pode-se tomar por base o que o nosso querido Boris Feldman aponta para os carros. Ele afirma que baixar até 1 litro a cada 5.000 km é saudável.
Como saber se o filtro do óleo está danificado? Ruido no motor, diminuição da potência ou sobreaquecimento podem ser indícios de um filtro danificado. Se o filtro estiver obstruído, o lubrificante poderia perder lubricidade e causar fricção.
Não adianta trocar só o óleo. Tem que trocar o filtro também. Porque é esse filtro que vai eliminar as impurezas e manter a limpeza das peças, protegendo-as do desgaste e da corrosão.
O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque o acúmulo de sujeira no filtro acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.
O filtro de combustível deve ser trocado regularmente, geralmente a cada 20.000 a 40.000 quilômetros, para garantir um fluxo adequado e evitar problemas no desempenho do veículo.
“Em geral, uma vela dura entre 10 mil e 12 mil quilômetros”, diz o engenheiro da NGK. A durabilidade é menor do que nos automóveis, pois os motores de motocicletas alcançam rotações mais altas.
Tem que esperar a moto esfriar para trocar o óleo?
“É sempre melhor quando o cliente chega com a moto quente, assim o óleo flui melhor. Quando está frio, ele fica mais viscoso, e demora mais”, diz o mecânico, que completa garantindo que soltar o parafuso do dreno com o motor quente não é problema.
Danos irreversíveis ao motor: se você não trocar o filtro de óleo no prazo correto, pode causar danos irreversíveis ao motor do seu veículo. Isso pode acontecer se as impurezas do óleo arranharem ou danificarem as peças internas do motor, causando ruídos, falhas ou até mesmo travamentos.
O filtro precisa ser substituído junto com o óleo pois os dois trabalham em conjunto para garantir uma perfeita lubrificação no motor. O filtro de combustível também deve ser substituído durante a troca de óleo do motor, assim garantimos a durabilidade e performance dos motores.