Pela proposta, as concessionárias e as permissionárias de distribuição de energia elétrica deverão providenciar a substituição de medidores de consumo de energia eletromecânicos por medidores eletrônicos inteligentes em até 15 anos após a publicação da lei, se aprovada.
“A troca desses equipamentos antigos é importante, pois a medição acaba sendo mais assertiva e tecnológica", explica Luiz Paulo Marinho, gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília.
Qual o prazo de vida útil de um medidor de energia?
A “legislação metrológica aplicável” atribui vida útil de 25 anos a medidores eletromecânicos e de 13 anos aos demais medidores , conforme sua Resolução Normativa nº 674/2015 – Tabela XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE - Código 295.
De quem é a responsabilidade de trocar o medidor de energia?
ADULTERAÇÃO DO MEDIDOR DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA - RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR. O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.
De acordo com a legislação, o medidor e demais equipamentos de medição devem ser fornecidos pela concessionária, ficando por sua conta os custos da instalação. De forma alguma a empresa poderá invocar a indisponibilidade dos equipamentos de medição para negar ou atrasar a ligação e o início do fornecimento.
O equipamento é gratuito e a distribuidora não pode alegar falta de medidores, mas fica a critério da distribuidora a escolha do tipo de medidor e do padrão de aferição para a unidade.
Esse aparelho funciona através da indução eletromagnética, ou seja, o campo magnético gerado faz com que o disco no medidor gire somente quando houver consumo de energia elétrica, fazendo com que as engrenagens e os ponteiros do medidor se mexam.
Os fabricantes costumam estimar a vida útil da fiação entre 20 a 25 anos, mas há condutores em perfeito estado com até 50 anos de uso. Por isso, o ideal é contratar um especialista para realizar inspeções periódicas nas instalações elétricas: a cada cinco anos em edificações residenciais e três anos nas comerciais.
Isso posto, existem basicamente dois tipos de medidores de energia elétrica: o medidor eletrônico e o medidor eletromecânico. Além disso, eles podem variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos – cada apresenta características específicas.
Como faço para saber se o medidor de energia está correto?
Para confirmar se o valor da sua fatura está correto, faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista, assim você poderá comparar os números com mais precisão. Analisando o medidor de energia você também poderá saber se há fuga de energia na sua residência.
Em regra, isso deve ser feito pelas fornecedoras de água e de luz, sem custos adicionais para o consumidor. A exceção acontece somente quando eles tiverem sidos violados pelo contratante, cabendo à empresa comprovar a ocorrência.
Porque a Enel está trocando os medidores de energia?
No último trimestre de 2021, os clientes que usaram o aplicativo já estão conseguindo reduzir o consumo em comparação a medição convencional. Isso demonstra que os medidores inteligentes já estão possibilitando às famílias fazerem essa gestão e, consequentemente, economizar na conta de luz.
A eventual troca deverá ser comunicada ao consumidor, por meio de correspondência específica, com informações referentes às leituras do medidor retirado e do instalado. O cliente pode, ainda, contestar o valor da conta junto à concessionária e pedir uma aferição do medidor retirado.
A avaliação técnica dos equipamentos de medição pode ser realizada pela Rede de Laboratórios Acreditados ou pelo laboratório da distribuidora, desde que sejam utilizados pessoal tecnicamente habilitado e equipamentos calibrados conforme padrões do órgão metrológico.
Como saber se a fiação da casa está ruim? Os fios da instalação elétrica residencial vão se desgastar. Porém, é mais difícil fazer essa constatação em um apartamento. Por isso, a dica é avaliar com frequência se eles estão descascados, amassados ou se começaram a apodrecer.
Não há uma regra que diz de quanto em quanto tempo é necessário a troca geral da fiação. Mas existe um consenso que é necessário uma revisão da fiação elétrica uma vez a cada cinco anos. Não deixe acontecer acidentes, faça uma revisão nas suas instalações elétricas.
Disjuntores e dispositivos DR também tem sua vida útil estimada em manobras. Em condições normais de operação, com desarmes ocasionais de proteção, esses equipamentos podem resistir tranquilamente a 25 anos ou mais de operação.
Para executar esse tipo de serviço cobro R$ 600,00. O serviço será executado dentro das normas técnicas de eletricidade e com garantia. Foi útil para você?
Como saber se o medidor de energia está correto? Para verificar se há erro do leiturista, faça você mesmo a medição no mesmo dia que ele. Então, compare com o que vem descrito em sua conta. Se os valores forem diferentes, entre em contato com a companhia de energia elétrica.
INSTALAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO APARELHO MEDIDOR, BEM COMO SUA MANUTENÇÃO E AFERIÇÃO, SÃO TAREFAS DE RESPONSABILIDADE DA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA (CONFORME ARTS. 73 E 77 DA RESOLUÇÃO ANEEL Nº 414/2010).
Como saber se o medidor de energia está com defeito?
Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.
De quem é a responsabilidade pelo medidor de energia elétrica?
414/2010 da ANEEL prevê a responsabilidade da distribuidora pela manutenção do sistema de medição externa, inclusive os equipamentos, caixas, quadros, painéis, condutores, ramal de ligação e demais partes ou acessórios necessários à medição de consumo de energia elétrica ativa e reativa excedente (art. 81).
O que é? É o procedimento através do qual é feita alteração/remanejamento do local onde o medidor está instalado para outro local da instalação, seja por motivos de obra, reforma ou outro de interesse do cliente.