Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. Algum grau de comparabilidade é possivelmente obtido por meio da satisfação das características qualitativas fundamentais, como a representação fidedigna.
A informação comparativa deverá ser divulgada de forma descritiva ou narrativa, quando a apresentação ou a classificação de itens nas demonstrações é alterada, os valores comparativos deverão ser reclassificados e informações sobre a natureza, o valor e as razões de reclassificação deverão ser divulgadas.
A comparabilidade, por sua vez, é uma característica qualitativa que aumenta a utilidade da informação contábil, ao permitir que os usuários identifiquem e compreendam as similaridades e diferenças entre os itens.
Quais são as 4 características da informação contábil?
A apresentação da análise realizada sobre o procedimento experimental, a seguir, segue a ordem sequencial das características qualitativas da informação contábil disposta no Quadro 01 deste trabalho (relevância, representação fidedigna, comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade).
O que significa uma informação ter a característica qualitativa da relevância?
Relevância: a informação financeira relevante é aquela capaz de fazer a diferença nas decisões dos usuários. Além disso, para que seja capaz de fazer a diferença nas decisões, a informação deve ter valor preditivo, confirmatório ou ambos. Muita atenção à essa definição, ela já foi cobrada várias vezes pela FGV.
Características qualitativas das informações contábeis. Fundamentais e de melhoria.
Quais são as características qualitativas fundamentais?
As características qualitativas fundamentais são de relevância e representação fidedigna, pois demonstram a utilidade da informação fornecida pela contabilidade.
Quais as 3 características mais importantes da informação?
- Confiável – A informação confiável pode ser dependente. Quer dizer, a confiabilidade depende da fonte da informação. - Relevante – A informação relevante é importante para o tomador de decisões. - Simples – A informação não deve ser exageradamente complexa.
Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. As demonstrações contábeis devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como à natureza da informação apresentada.
1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA; e VII) o da PRUDÊNCIA. Art.
A comparabilidade, por sua vez, é uma característica qualitativa que aumenta a utilidade da informação contábil, ao permitir que os usuários identifiquem e compreendam as similaridades e diferenças entre os itens.
O Projeto altera substancialmente a apresentação da Demonstração do Resultado “DRE” no IAS 1. Na nova proposta, as empresas são obrigadas a apresentar três novos subtotais em sua Demonstração do Resultado do Resultado, alocando de maneira efetiva as receitas e despesas em quatro categorias.
O CPC 00 possui duas características qualitativas fundamentais: a Relevância e a Representação Fidedigna. Estas são consideradas como fundamentais, pois são peças primordiais em qualquer relatório contábil-financeiro. Hoje iremos falar sobre outras características qualitativas de melhoria.
Relevância é considerada como uma propriedade em um processo de comunicação — seqüência de eventos onde algo chamado informação é transmitido de um objeto (fonte) a outro (destinatário). O processo é freqüentemente reiterative ou de retroalimentação.
A confiabilidade é o predicado que faz com que o usuário aceite a informação contábil e a utilize como base de decisões, configurando, pois, o elemento essencial na relação entre aquele e a própria informação. Um dos fundamentos da confiabilidade é a veracidade, sendo os demais: completeza e pertinência do conteúdo.
Quais são as características de uma boa informação?
Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados).
Verificável A informação deve permitir uma verificação por parte do tomador de decisão, para que sua validade seja assegurada. Acessível A informação precisa estar ao alcance de todos que precisam utilizá-la, de forma fácil e descomplicada, no formato e momento certos.
Informações com múltiplas origens, utilização de julgamentos subjetivos, sistemáticos erros na produção da informação, além do seu armazenamento em grande quantidade são alguns dos fatores que influenciam a qualidade da informação (Strong; Lee; Wang, 1997).
(vi) Verificabilidade: A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.
O objetivo da contabilidade é fornecer informações financeiras e gerenciais precisas e confiáveis sobre a situação financeira de uma empresa. Isso ajuda os gestores a tomarem decisões estratégicas, os investidores a avaliarem a lucratividade e os interessados em obter informações sobre a empresa.