Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
AS RUAS 1 E 3 SÃO PARALELAS. ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM. NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.
O que é perpendicular? A perpendicularidade é uma propriedade geométrica que descreve duas retas que se encontram formando um ângulo reto (90º). Outros objetos geométricos, e não somente retas, podem ser perpendiculares também.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
Na Geometria, duas retas são ditas paralelas quando o ângulo entre elas é nulo, ou seja, elas nunca se cruzam. Analogamente, uma rua é paralela à outra quando elas se mantêm lado a lado de forma a nunca haver um cruzamento entre as duas.
Retas Oblíquas são retas concorrentes que formam ângulos diferentes de 90º. Utilizamos o símbolo ∠ para indicar a condição de oblíqua. Notação: r ∠ s Lê-se: reta r oblíqua à reta s. Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º).
Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais.
Rua concorrente, são quando duas ruas diferentes, se cruzam, ou seja, elas tem um ponto em comum, visualize um X, nele tem duas linhas que se cruzam, e elas se encontram bem no meio do X.
As ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
Duas retas r e s são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e formam ângulos “retos”. Uma reta concorrente com um plano, num determinado ponto, é perpendicular ao plano quando é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo ponto determinado.
Ruas perpendiculares são ruas que tem um ponto de encontro denominado esquinas. Compreende-se como segmentos de retas perpendiculares aqueles segmentos que quando unidos formam um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90º.
Em geometria, perpendicularidade (ou ortogonalidade, cujo símbolo é ┴) é uma noção que indica se dois objectos (retas ou planos) fazem um ângulo de noventa graus (90°).
Dois planos são perpendiculares quando um dos planos contém uma reta perpendicular ao outro plano. Por um ponto podemos conduzir inúmeros planos perpendiculares a um plano dado.