Quando usa àquela?

Há crase em "àquele(s)", "àquela(s)" e "àquilo" se esses pronomes puderem ser trocados, respectivamente, por "a este(s)", "a esta(s)" e "a isto". Usa-se a crase, ainda, antes dos relativos "que", "qual" e "quais" quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos por "ao" ou "aos".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Quando usa crase no aquele?

1) O pronome demonstrativo aquele e suas variações (aquela, aqueles, aquelas) receberão acento grave no a inicial sempre que houver um verbo ou nome que peça a preposição a. “Não me refiroàquilo que você disse, mas àquilo que sua esposa afirmou naquela noite.” (não me refiro a aquilo...)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Qual a diferença entre aquela e àquela?

"Eu me refiro ÀQUELE filme que ganhou o Oscar." "Entregue esta carta ÀQUELA moça da recepção." Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quando se usa crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luís XV (à moda de Luís XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quando usar crase àquela?

Há crase em "àquele(s)", "àquela(s)" e "àquilo" se esses pronomes puderem ser trocados, respectivamente, por "a este(s)", "a esta(s)" e "a isto". Usa-se a crase, ainda, antes dos relativos "que", "qual" e "quais" quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos por "ao" ou "aos".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

CANELADA 2 - 20/10/24

Como saber se a crase está errada?

Quando não posso usar a crase?
  1. Antes de palavras masculinas. ...
  2. Entre palavras repetidas. ...
  3. Antes de palavras no plural. ...
  4. Antes de pronomes demonstrativos (esse, isso, este, esta, essa) ...
  5. Antes de verbos. ...
  6. Antes de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo. ...
  7. Antes de um numeral (exceto horas)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professora.adrianafigueiredocursos.com.br

Qual a diferença entre aquele e àquele?

Aquele, sem acento, é apenas um pronome demonstrativo: · Comprei aquele carro. Àquele, com acento indicativo de crase, é a contração da preposição A com o pronome demonstrativo aquele (a + aquele = àquele): · Refiro-me àquele concurso. Bons estudos! Equipe Professor Rômulo Passos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Quanto à não tem crase?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufla.br

Foi a pé tem crase.?

Não se usa a crase antes de. 1 - Palavra masculina: andar a pé, pagamento a prazo, caminhadas a esmo, cheirar a suor, viajar a cavalo, vestir-se a caráter.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estadao.com.br

Quando se usa aquele aquela?

Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: Aquela casa parece ser tão bonita por dentro! De um modo geral, nem sempre os pronomes demonstrativos são usados com esse rigor gramatical.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Quando devo usar aquele?

* Os pronomes aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam o ser/objeto que estão longe tanto da pessoa que fala quanto da pessoa que ouve, relacionando-se aos advérbios ali ou lá.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Tem crase à vontade?

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Estou a procura ou à procura?

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quando não usar crase?

12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Quando usar aquele na frase?

Emprego do pronome demonstrativo AQUELE
  1. Para se referir a seres e objetos que se encontram distantes do falante e de seu interlocutor. ...
  2. Para se referir ao que tem relação com a pessoa de quem se fala (3. ...
  3. Para se referir a um tempo passado ou futuro, tempo esse muito distante, praticamente remoto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Quanto àqueles ou aqueles?

Não se assuste em colocar a crase antes de “aquele”, por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início. Este caderno é igual àquele que vimos ontem. Agora veja com mais exatidão: Você receberá o seu bônus quando este suceder àquele dos minutos gratuitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Para que é usado crase?

A crase é o sinal gráfico (`) utilizado para indicar a fusão de duas letras A. Em geral, essa fusão acontece quando, em uma mesma frase, você precisa utilizar a preposição A (pedida depois de alguns verbos transitivos indiretos ou adjetivos) e o artigo A, que precede palavras femininas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual a classificação de aquela?

pronome demonstrativo

2. A pessoa; o mesmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Como saber se a crase está incorreta?

Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando a crase é proibida?

Resumo sobre quando não usar a crase

A crase é a fusão da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou com pronomes demonstrativos. Não se usa crase antes de palavras masculinas, verbos, pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes indefinidos, artigos indefinidos e em expressões com palavras repetidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Foi a missa tem crase.?

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com