Quando usar a palavra faz ou fazem?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Faz 7 anos ou faz 7 anos?

Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Quando usar fazem ou faz?

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ead.unisinos.br

Faz 10 anos ou faz 10 anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Faz 14 dias ou faz 14 dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

FAZ ou FAZEM? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)

Faz mil anos ou faz mil anos?

Dicas de português

Acontece que o verbo "fazer" quando denota tempo que passou (desde determinado fato) é impessoal e, portanto, deve ficar sempre no singular. O correto, então, é dizer "faz cinco anos que me formei", "fazia dois dias que ele não vinha trabalhar" e "faz alguns dias que estão trabalhando no projeto".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsc.jus.br

Faz 4 meses ou faz 4 meses?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogdoead.com.br

Faz 2 horas ou faz 2 horas?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Estou há 2 anos ou estou há 2 anos?

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Faz se unhas ou fazem-se unhas?

Ambas corretas! Fazem -se unhas= unhas são feitas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Foi há 10 anos ou foi há 10 anos?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Fazia tempo é correto?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Foi ou foram 2 anos?

Portanto, as duas formas estão corretas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Qual é o correto ano ou ano?

A construção correta é cento e um anos. O nome ano vai para o plural, concordando, em número, com o numeral cardinal «cento e um» (cem anos mais um).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Qual o correto: faz ou fazem?

Resumindo, a diferença entre usar “faz” ou “fazem” está justamente no que você quer dizer. Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

É correto falar há 20 anos atrás?

Portanto, há redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões. Para evitar redundância, deve-se usar apenas há dez anos ou dez anos atrás.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em curso-objetivo.br

Foi a 87 anos Titanic?

Famosa principalmente por sua atuação como Rose Dawson Calvert (Rose DeWitt Bukater idosa) no filme Titanic (1997). Em 1998 tornou-se a pessoa mais idosa (ela tinha 87 anos) a receber uma indicação ao prêmio máximo do cinema americano — o Óscar —, na categoria de melhor atriz coadjuvante/secundária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual o correto: vende-se ou vendem-se?

Vende-se ou vendem-se: conheça a regra

Mesmo sabendo que o correto é “vendem-se imóveis”, também é importante saber qual a lógica por trás da regra. O que determina a concordância verbal, neste caso, é o plural de “imóveis”. Em frases como essa, é possível fazer uma alteração para “casas são vendidas”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cupola.com.br

Qual o correto: a meu ver ou ao meu ver?

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quando usar houvesse ou houvessem?

É o mesmo que “tivessem ou não existido opiniões contraditórias”. O verbo haver fica impessoal (=sem sujeito) quando é usado no sentido de “existir”: “Se houvesse (=existissem) opiniões contraditórias”. Nesse caso, o verbo haver só pode ser usado no singular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quando usar houve ou houveram?

Conforme explicado, a forma correta sempre vai ser “houve”. Isso porque o verbo haver, no sentido de existir/acontecer, é impessoal e, assim sendo, só se conjuga na terceira pessoa do singular. Dessa forma, é errado escrever houveram mesmo se a frase estiver no plural, como por exemplo: “houveram muitas oportunidades”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

Vai fazer 10 anos ou vai fazer 10 anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Vai fazer anos ou vão fazer anos?

A frase acima contém dois erros: 1º) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2º) O verbo VER é transitivo direto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com