advérbio
- Neste instante (ex.: saia já daqui!). = ...
- De antemão (ex.: já sabiam da novidade?).
- Tão depressa (ex.: a situação não muda já, vai ser preciso esperar).
Quando se usa já?
A palavra “já” indica que uma ação foi completada, o que nos leva a classificá-la como advérbio de tempo. * Essa é uma frase de dupla interpretação. Pode significar que a ação de beber deixou de ser praticada. Significa também que o emissor não está consumindo uma quantidade maior de bebida.Pode começar frase com já?
A introdução do advérbio já numa frase pode estar ao serviço de confirmar uma expectativa anterior, tendo um funcionamento no plano aspetual, como se observa em (3): (3) «O João já começou a falar.»Qual a função da palavra já?
Já é classificado na gramática tradicional como advérbio de tempo.O que não pode iniciar uma frase?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).Como usar o JÁ em português?
É correto iniciar uma frase com conjunção?
Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.O que significa a gíria jaé?
2 – “Já é”Esta expressão pode ser usada como sinônimo de combinado, demorou e fechou.
Qual a origem da palavra já?
Origem etimológica:latim jam.É jamais ou já mais?
Sim, está correto o uso do advérbio “jamais” em construções que não têm valor negativo, como a que Alexandre estranha. Em casos como esse, mais frequentes na linguagem literária, “jamais” não pode ser substituído por seu sinônimo “nunca”, que sempre guarda valor negativo.Quando se usa desde já?
Quando “desde já” é utilizado no início da frase, a vírgula é necessária para isolar essa expressão, que funciona como um adjunto adverbial, destacando a antecipação do agradecimento. Aqui estão alguns exemplos: Desde já, agradeço a atenção dispensada. Desde já, agradeço a compreensão de todos.Quando usar já?
Já indica mudança de estado – o que era e deixou de ser: A reforma da Previdência já não parece impossível. (a reforma pareceu impossível, deixou de parecer). O pai já não acredita na inocência da filha (ele acreditava, mas deixou de fazê-lo).É mais já ou mas já?
“Mas” e “mais” são palavras que existem na língua portuguesa. “Mas” é, principalmente, uma conjunção adversativa, já “mais” é advérbio de intensidade. Utilizamos a palavra “mas” como sinônimo de “porém” e para enfatizar uma ideia. Usamos “mais” para indicar intensidade e como sinônimo de “novamente”.O que significa mais já?
No caso em questão, o correto seria a expressão "mas já", para representar que algo aconteceu de forma rápida.Como iniciar uma frase?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.Quando devo usar mas?
“Mas”: significadoSeu significado carrega uma ideia de oposição, sendo sinônimo de outras conjunções como “porém”, “todavia” ou “contudo”. Também pode ser entendido como substantivo, carregando uma ideia de defeito, ou como advérbio, dando ênfase a uma afirmação.