Quando usar meio ou meia?
Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.Estou meio cansada ou meia cansada?
A palavra "meio" reduz a força do adjetivo "cansada". Não se trata de um adjetivo, mas de um advérbio, uma classe de palavras que é invariável (ou seja, não tem masculino e feminino). Portanto, "meia cansada" é aquela que você usou o dia inteiro no pé e que está inteiramente cansada de você.Estou meio gripada ou meia gripada?
Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'.É correto falar meio-dia e meia?
A forma correta é meio-dia e meia.Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
QUANDO USAR MEIO OU MEIA
Quando usar em meio?
A locução prepositiva “em meio a” quando encontra um substantivo feminino, gera um caso de crase, pois há uma fusão entre a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”. Por isso, a forma correta é “em meio à pandemia”: Em meio à pandemia, temos visto muitos ações solidárias.Estou meio ansiosa ou meia ansiosa?
Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”. Veja os exemplos a seguir, em que “meio” também é um advérbio.Foi dois meses ou foram dois meses?
Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Tudo são resultados." Se o sujeito estiver no plural e o predicativo no singular, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Estes números foram a salvação da empresa."Faz ou faz dois meses?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.É essa mesma ou mesmo?
Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio, significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.Qual é o advérbio de meio?
Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração.Quando a palavra meio é um numeral?
MEIO ou MEIA? 1) A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”...Quando não usar a palavra meia?
Dica fácil de como usar meio ou meiaNão tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!
Estou meia cansada. Está correto?
A palavra “meio” quando se refere a adjetivo é um advérbio, portanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é “ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda”.Faz anos ou faz anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.