Para sermos bem diretos, as arruelas são elementos essenciais nos projetos de fixação sendo usadas em conjunto com os parafusos e as porcas. Sua principal função é evitar o afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso, além de evitar desgastes e deformações das peças que estão sendo fixadas.
As arruelas são discos metálicos que ficam entre o parafuso e a peça, ou entre a porca e a peça,, ajudando a distribuir a força que é aplicada nas peças. Assim, protegem as superfícies das peças e evitam que eles se soltem.
As arruelas dentadas têm a função principal de evitar o afrouxamento de parafusos e porcas em sistemas sujeitos a vibrações. Com o seu formato composto por dentes, as arruelas dentadas são capazes de formar uma mola e se encaixar perfeitamente ao parafuso.
Arruela lisa – A arruela lisa é a mais utilizada. Sua principal função é evitar que o parafuso penetre dentro do córtex próximo, além de distribuir igualmente o aperto e melhorar os aspectos do conjunto.
Para sermos bem diretos, as arruelas são elementos essenciais nos projetos de fixação sendo usadas em conjunto com os parafusos e as porcas. Sua principal função é evitar o afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso, além de evitar desgastes e deformações das peças que estão sendo fixadas.
Avalie a aplicação: Considere o ambiente e as condições de uso. Arruelas de inox são ideais para ambientes corrosivos, enquanto arruelas de nylon são perfeitas para isolamento elétrico. Verifique as especificações técnicas: Cada tipo de arruela possui características específicas.
O emprego da arruela ondulada, também conhecida como arruela de pressão, em aplicações industriais é destinado especialmente ao calçamento de rolamentos, na indústria automobilística, e amplamente utilizada em superfícies pintadas, ela atua como um elemento essencial à preservação estética da superfície.
As arruelas planas, por exemplo, são as mais comuns e geralmente usadas com parafusos e porcas padrão para distribuir a carga e evitar danos às superfícies. Arruelas de pressão ou dentadas têm pequenos dentes na parte inferior que ajudam a evitar o afrouxamento do parafuso devido a vibrações.
A arruela quadrada faz parte do sistema de fixação de todas as estruturas de redes aéreas, são essenciais para assegurar o aperto e torque perfeito ao longo do tempo, possui um furo de 18mm de diâmetro para ser utiliza em conjunto com parafuso máquina ou francês ambos M16.
ESPESSURA MÍNIMA DE 3mm E FURAÇÃO 18mm, IDENTIFICAÇÃO: CADA ARRUELA DEVE VIR IDENTIFICADA COM NOME DO FABRICANTE E DATA DE FABRICAÇÃO. MATERIAL: AÇO CARBONO, ABNT 1010 A 1020, LAMINADO, REVESTIDA DE ZINCO PELO PROCESSO DE IMERSÃO A QUENTE, CONFORME A NBR 6323/07.
A sua construção de maneira mais aperfeiçoada foi encontrada através de registros em cadernos de Leonardo Da Vinci, no final do século XV e começo do século XVI. Já o primeiro artefato definitivo e considerado definitivamente como um parafuso foi criado por Jacques Besson, em 1568, um matemático francês.
O tamanho das arruelas utilizadas nos parafusos devem ser o mesmo que o diâmentro do parafuso a ser fixado. Por exemplo uma arruela de 1/2" deve ser utilizada em um parafuso com diâmetro de 1/2". 'Aviso: As medidas podem ter diferenças de um fornecedor para outro.
Prevenir o Afrouxamento: Em situações onde há vibração ou movimento, as arruelas podem ajudar a prevenir o afrouxamento da fixação. Isolamento Elétrico: Em aplicações elétricas, arruelas não condutoras podem ser usadas para isolar eletricamente os componentes e evitar curtos-circuitos.
A arruela de pressao é utilizada na indústria para fortalecer a articulação entre porcas e parafusos e reduzir o desgaste causado pela vibração nas peças de máquinas. Seu uso é necessário para o bom funcionamento de todo o maquinário, bem como para evitar estragos nas peças e garantir segurança durante a operação.
Onde vai a arruela no parafuso? A posição da arruela pode variar dependendo da aplicação, mas a regra geral é que a arruela seja colocada entre a cabeça do parafuso e a superfície que está sendo fixada. Em alguns casos, também pode ser necessário colocar uma arruela entre a porca e a superfície.
Basicamente muito usada para a fixação e proteção de objetos, a arruela de pressão é empregada como assento para a distribuição de carga, mas também propicia tensão de fixação, cobertura de furos superdimensionados, isolação, vedação, travamento, proteção de superfícies ou passagem de corrente elétrica.
A arruela serrilhada tem, basicamente, as mesmas funções da arruela dentada. Apenas suporta esforços um pouco maiores. É usada nos mesmos tipos de trabalho que a arruela dentada.
A arruela cônica é um dos principais modelos fabricados pela Unistamp, a diferença está no seu formato, que é mais fino em um extremo e mais largo no outro. Desta forma, a arruela cônica distribui melhor as cargas aplicadas naquele sistema.
A arruela ondulada tem diversas aplicações, as principais são de pressão e mola. Sua curvatura ou ondulação proporciona uma ação semelhante a de uma mola para fixadores ou conjuntos de fixação exercendo pressão e amortecimento entre as partes, em aplicações de carga leve com torque de aperto moderado.
Existem vários tipos de arruela: lisa, de pressão, dentada, serrilhada, ondulada, de travamento com orelha e arruela para perfilados. Para cada tipo de trabalho, existe um tipo ideal de arruela.