A análise das 5 forças de Porter serve para mostrar qual a posição de uma empresa no mercado, indicando seus pontos positivos e negativos. Essa análise possui caráter relevante para qualquer negócio, independente do seu tamanho e nicho de atuação.
Como você deve usar a ferramenta análise das 5 forças de Porter?
Inclua a análise no Plano de Marketing
A análise das 5 Forças de Porter deve fazer parte do Plano de Marketing. É no momento do planejamento das estratégias que você deve olhar para as forças que atuam sobre a sua empresa e definir como você vai se defender delas ou aproveitá-las.
Seu objetivo, portanto, é medir a competitividade do mercado e apontar se seu negócio está inserido nele ou não. Assim, as Forças de Porter ajudam você a ter uma visão mais ampla da sua concorrência, aprendendo com ela a desenvolver melhor seu próprio negócio.
SERVE PARA analisar o ambiente competitivo em que a organização está enquadrada e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes. É ÚTIL PORQUE o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
O Modelo de Cinco Forças de Michael Porter - Análise Competitiva
Qual é a principal força de Porter?
A primeira das forças de Porter é a chamada “rivalidade entre os concorrentes em um mesmo mercado”. Nesse contexto, quanto maior for a disputa por um segmento, mais ativa será a ação de empresas concorrentes no sentido de atrair clientes.
Dos aspectos apresentados por Porter, esta é a mais significativa, é a importância de analisar os pontos fortes dos concorrentes diretos, aqueles que vendem um produto similar e no mesmo segmento de mercado.
Já as Estratégias Competitivas de Porter, que são o foco deste post, são três estratégias genéricas que uma empresa pode adotar para alcançar e manter uma vantagem competitiva, sendo: liderança no custo, diferenciação e foco.
Esta estratégia se caracteriza por oferecer (em nível de paridade de preço e custo ou a um custo mais alto compensado por preço de mercado também mais alto), um produto que, embora não fundamentalmente diferente, é melhor que os concorrentes.
Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.
O bom uso da metodologia consiste em responder as perguntas-chave de cada quadrante (em destaque). Após responder as perguntas, analise as respostas das questões e avalie a direção da influência da força, se ela é positiva ou negativa. Por fim, estabeleça um valor para a força: se ela é baixa, média ou alta.
De acordo com Michael Porter, lidar com a concorrência está no cerne de uma estratégia de negócio. Já que as empresas estão no mercado disputando a atenção, o interesse e o bolso do consumidor. Todavia, é muito comum que as empresas tenham uma visão defasada sobre quem são seus concorrentes de fato.
Coca-Cola: A Coca-Cola é uma das maiores empresas de bebidas do mundo e utiliza as 5 forças de Porter para avaliar o mercado de refrigerantes. A empresa avalia constantemente a concorrência, a ameaça de novos entrantes, o poder de negociação dos fornecedores e dos clientes, bem como a ameaça de produtos substitutos.
Rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos entrantes e ameaça de produtos substitutos. Essas são, portanto, as cinco forças competitivas.
Avalia a competitividade do mercado. Segundo Porter, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é "manipulado" por cinco forças competitivas. Desta forma, é necessário que o empresário esteja atento a estas forças para garantir o sucesso do negócio.
O que é estratégia de diferenciação Cite um exemplo?
A estratégia competitiva de diferenciação busca gerar valor e vantagem competitiva através de um produto com características únicas na percepção dos clientes. Assim a empresa consegue cobrar um valor mais alto sem diminuir suas vendas. Um exemplo atual é a Apple.
O que são as 5 forças de Porter? As 5 Forças de Porter é uma ferramenta de gestão criado por Michael Porter na década de 1970 que mostram cinco fatores que fazem as empresas se destacarem frente aos concorrentes, sendo uma importante ferramenta de análise setorial.
Esclarecendo conceitualmente, o que é o Poder de Barganha? O Poder de Barganha é a força de uma pessoa ou um grupo ao discutir preços, colocando pressão e exigências, por exemplo, maior qualidade em menor preço ou compras por lotes maiores para obter preços mais baixos.
A rivalidade entre os concorrentes é a interação e concorrência entre empresas que operam no mesmo mercado ou setor. Essa rivalidade Isso ocorre porque as empresas competem pelos mesmos clientes e recursos e buscam ganhar participação no mercado e aumentar seus lucros.
O modelo das 5 Forças de Porter permite identificar tendências do setor, mapear a concorrência e encontrar oportunidades e lacunas de mercado. Com essas informações, os times de produto têm mais embasamento para construírem o posicionamento do produto no mercado e se destacar dos concorrentes.
Quais são as 3 estratégias genéricas que sustentam a vantagem competitiva Segundo Porter?
No conjunto de estratégias genéricas estabelecidas por Porter, este contempla as estratégias de (1) liderança em custo, (2) diferenciação e (3) enfoque.