Usa-se barra para indicar relação de hierarquia ou vinculação entre instituições e/ou órgãos. O primeiro órgão deve ser subordinado ao e/ou integrante do segundo.
A barra é um sinal gráfico que deve ser usado com muita parcimônia em textos cultos. Embora tenha aplicações consagradas em notações técnicas e seja funcional em mensagens informais, ela nem chega a ser listada entre os sinais de pontuação pelos gramáticos tradicionais.
Tradicionalmente, a barra tem sido utilizada para substituir o sinal horizontal nos números fraccionários (barra de fracção, ex.: ½), ou para abreviaturas (barra de abreviatura, ex.: a/c [aos cuidados de], s/ [sem], etc.) Além disso, a barra passou também a ser usada com função disjuntiva (ou).
A barra comum (travessa ou tranca, do latim) ou barra oblíqua é um caractere representado pelo sinal /, utilizado na informática para separar as subpáginas de seus domínios maiores, exprimir uma relação entre dois números, assim como criar um efeito de alternância de palavras.
Usa-se barra para indicar relação de hierarquia ou vinculação entre instituições e/ou órgãos. O primeiro órgão deve ser subordinado ao e/ou integrante do segundo. Os dados da pesquisa foram gentilmente cedidos pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).
A barra fixa é considerada um exercício completo, já que não ativa apenas a musculatura-alvo (costas), mas também diversos outros grupos musculares graças à sua complexidade de movimento. Com isso a pessoa experimenta: Aumento da força de membros superiores e do core. Aumento da resistência.
A barra inversa (representação: \), também chamada de barra invertida ou contrabarra, é um glifo ou um caractere, comumente usada na computação desde 1960 por Bob Bemer. É representada como a figura espelhada horizontalmente da barra.
A barra, quando tem uma função disjuntiva, não admite espaços nem antes nem depois de si (à semelhança do hífen, que tem função aditiva): «Insira aqui as palavras e/ou expressões que lhe suscitam dúvidas.»
O caractere de barra invertida (\) pode ser usado para: Desligar o significado especial dos metacaracteres, para que eles possam ser tratados como caracteres normais. Incluir caracteres não imprimíveis em uma expressão regular. Fornecer um significado especial para alguns caracteres normais.
Como regra geral, nas palavras compostas, o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
Ponto de interrogação (?) Ponto de interrogação é um sinal gráfico que indica dúvida. Ele é usado no fim de uma palavra, frase ou oração, quando o enunciador pretende fazer uma pergunta direta. O ponto de interrogação é usado para se expressar uma dúvida.
Já o uso da barra na forma "e/ou" nada mais é do que um exemplo da aplicação descrita acima, ou seja, a barra é usada para separar as conjunções "e" e "ou", que representam alternativas válidas o sentido da frase: "Os alunos serão avaliados por trabalhos e/ou provas."
A barra oblíqua (/) é mais comum e tem múltiplos usos. Um dos mais frequentes é o seu uso na linguagem corrente com o significado de ou em palavras aparentadas (ex.: óleo/azeite) ou em oposição (ex.: água/vinho).
Treinar barras é importante para homens por várias razões. Em primeiro lugar, trabalhar esses músculos pode ajudar a melhorar a postura e a estabilidade, o que pode prevenir lesões e dores nas costas.
Os principais cuidados para fazer a barra fixa, segundo o educador físico, são não fazer rotações internas do ombro, estender os cotovelos totalmente na posição final e flexionar os cotovelos até a linha do tórax. Para não se machucar, é importante contar com a ajuda de um educador físico.
Costas: a barra fixa é um dos exercícios mais eficazes para fortalecer os músculos das costas, incluindo grande dorsal, trapézio e romboides. O desenvolvimento desses músculos contribui para uma postura correta e um visual estético, dando uma forma de "V" ao corpo.
Gráficos de barras são úteis para resumir variáveis categóricas. Por exemplo, é possível usar um gráfico de barras para mostrar o número de homens e o número de mulheres que participaram de uma pesquisa ou é possível usar um gráfico de barras para mostrar o salário médio para homens e o salário médio para mulheres.
A barra normal é só uma barra, a barra invertida é um indicar que o próximo caractere é especial, então um \n é pular uma linha, \t é uma tabulação ou \\ é quando deseja que a barra invertida seja usada como caractere normal.