🏎️ DOT 4: Recomendado para veículos de alta performance, como carros esportivos e motocicletas de alta cilindrada. Essencial para veículos modernos com sistemas de freio ABS, ESP e outros sistemas avançados de controle de frenagem, graças ao seu ponto de ebulição mais alto e maior resistência à absorção de umidade.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
Fluido para Freio Especial DOT 4 é recomendado para sistemas hidraúlicos de freios e embreagens de veículos motorizados, equipados com freios a tambor ou discos, com ABS ou não, quando requerido um fluido do tipo DOT 4 ou DOT 3.
Segundo especialistas, fluidos de bases diferentes não são intercambiáveis. Ou seja, sistemas que anteriormente receberam fluido de base poliglicol (3, 4 e 5.1) não podem ser abastecidos com DOT 5.0.
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O que acontece se misturar fluido de freio DOT3 com DOT 4?
Colocar fluido de freio DOT3 no lugar do DOT4 pode causar problemas de desempenho e segurança. O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
Qual a diferença do fluido de freio DOT 4 e dot 5?
O fluido para freios DOT 5.1 é com composição semelhante à dos fluidos DOT 3 e DOT 4, mas com um ponto de ebulição mais alto, que resulta em maior resistência a altas temperaturas.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
Fluido Vida Longa. MOTUL DOT 4 LV tem ponto de ebulição elevado quando úmido (172 ° C / 241,6 ° F), superior a fluidos convencionais DOT 3 (140°C / 284°F min.) e DOT 4 (155°C / 311°F min.) e, consequentemente permite mais tempo de vida do produto.
– DOT 4: Este tipo de fluido é amplamente utilizado em motos com freios hidráulicos comuns e com sistemas CBS (Combined Braking System) e UBS . É recomendado para motos de baixa e média cilindrada devido à sua eficácia e compatibilidade com esses sistemas.
A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
“Isso pode levar a uma falha de frenagem”, alerta Conconi, lembrando que quando esse problema ocorre no sistema de embreagem, ocasiona falha no seu acionamento. É um problema que dificultará as trocas de marchas.
Depois de dois anos, no máximo, o fluido de freio precisa ser completamente trocado porque absorve umidade do ar e vai perdendo eficiência. A maioria das motos usa a especificação DOT 4, e é importante seguir o que o manual do proprietário recomenda.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
A fórmula do fluido de freio de tipo DOT 5 é recomendada para automóveis com o sistema de freios ABS. Esses veículos exigem maior eficiência e performance na frenagem. Além disso, esse tipo de fluido é a base de silicone.
Motoristas regulares costumam usar fluido de freio DOT 3, que é a variedade mais comum. É apropriado para carros que não freiam bruscamente ou bruscamente. Devido ao seu maior ponto de ebulição, o DOT 4 é mais usado em carros de corrida e carros de polícia.