Qual é a regra de concordância para a expressão "é proibido"?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.É correto falar entrada proibida?
É proibida entrada ou É proibido entrada? Se o sujeito não estiver determinado (acompanhado de artigo ou pronome), não se faz a concordância genérica do predicativo: É proibido entrada; Água é bom para a saúde; É necessário ferramentas.Quando usar é proibido ou proibida?
Nesse caso, em que há a presença do artigo “A” antes do substantivo “ENTRADA”, deve-se usar a forma “É PROIBIDA A ENTRADA”. Se não houvesse o artigo, o opção adequada seria “É PROIBIDO ENTRADA”. Seria o mesmo que dizer ou escrever “É PROIBIDO ENTRAR”. Exemplo: “É proibida a entrada de alunos neste recinto”.É proibida existe?
Ouça o texto abaixo! É proibido a entrada de estranhos ou É proibida a entrada de estranhos? É proibido, assim como as expressões “é preciso”, “é necessário”, “é bom” e “é permitido”, é invariável quando o sujeito não é determinado por artigo ou por certos pronomes."É PROIBIDA A ENTRADA OU É PROIBIDO A ENTRADA": QUAL É O CORRETO? - Profa. Pamba
É proibida a venda ou é proibida a venda?
A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer. Assim, observe os exemplos: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida. É proibido falar ao celular neste local!Não é permitido ou não é permitido?
“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.Qual o correto: meio dia e meia ou meio dia e meio?
A forma correta é meio-dia e meia.Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].
Quando algo é proibido?
No âmbito legal, algo que é considerado proibido é aquilo que vai contra as leis estabelecidas em um determinado país ou região. Isso pode incluir desde atividades criminosas, como roubo e homicídio, até infrações de trânsito e desrespeito às normas de convivência social.É vedado ou é vedada?
Podemos dizer, por exemplo, que um projeto de lei foi vetado pelo presidente. Já “vedado”, particípio do verbo “vedar”, diz respeito a uma proibição física. É só imaginar que a entrada de um parque está fechada por um tapume por causa de obras. Neste caso, a entrada está vedada.É proibida a parada brusca?
Frenagem brusca é considerada atitude perigosa no trânsitoO art. 42 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já deixa isso explícito: “Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.”
Não é permitida ou permitida a entrada de animais.?
Porém, se tiver o determinante, o verbo vai concordar, neste caso, com a palavra entrada. Portanto, flexiona para o feminino: "É proibida a entrada de animais" ou "É permitidaa venda de bebidas".É proibida ou é proibida a entrada?
3) Se o sujeito é genérico (não vem precedido de artigo ou palavra especificadora), a expressão fica invariável, no masculino singular: "É proibido entrada". 4) Se o sujeito é específico (tem antes de si algum termo que o determina), a expressão concorda com o nome a que se refere: "É proibida a entrada".É proibida a permanência ou é proibida a permanência?
Reiterando, esse adjetivo só pode aparecer na forma feminina quando o substantivo a que se refere for precedido de um artigo ou pronome feminino. Portanto, “é proibido permanência da dúvida com relação a esse assunto”; ou “é proibida a permanência da dúvida com relação a esse assunto”.O que é venda proibida?
Anúncios que faltam seriedade, que sejam frutos de brincadeira ou que levem o comprador a cometer erros, podendo ou não ser tipificado como uma conduta criminosa. Anúncios que tenham fim político e possam tipificar um crime, por exemplo (mas não apenas: injúria, calúnia e/ ou difamação).É proibida a entrada com latas e garrafas?
Podem restringir também os que estiverem em embalagens de vidro, lata ou outro tipo de material que ofereça risco à saúde ou segurança dos consumidores. Pode-se proibir também a entrada de produtos inflamáveis e explosivos e bebidas alcoólicas.O que não é proibido é permitido.?
Princípio da legalidade: o que não é proibido é permitido“A ideia do princípio da legalidade do ponto de vista do cidadão é a garantia de que não haverá nenhuma regra, nenhuma obrigação sem que haja uma lei. Então não se pode inventar coisas arbitrárias, a não ser pelo próprio parlamento.