Quando usar o entre si?
a) Usamos ENTRE SI, sempre que o sujeito pratica e recebe a ação verbal: “Os políticos discutiam entre si”. Aqui, o sujeito (=os políticos) pratica e recebe a ação verbal. b) Usamos ENTRE ELES, quando o sujeito é um e o complemento é outro: “Nada existe entre eles”.Qual a diferença entre si e se?
Em relação à questão que apresenta, creio que o macete mais simples que posso indicar-lhe é: junto de verbo: se; após preposição: si.Quando usar si exemplos?
O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado. a) Incorreto: "Eu ofereço este livro para si..."Como usar o si e o se?
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.PARA EU ou PARA MIM? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com EXEMPLOS)
Quando se usa o SE?
Conjunção subordinativa integrante: quando inicia uma oração subordinada substantiva. Exemplo: Perguntei se ela estava bem. 1.2. Conjunção subordinada condicional: quando inicia uma oração subordinada adverbial condicional.Quando usar o termo "em si"?
Isoladamente; individualmente; independentemente dos outros ou do resto.Como usar por si?
De modo isolado ou suficiente (ex.: tomaram a mesma decisão, mas cada uma por si só terá as suas razões).É correto falar por si só?
O pronome reflexivo "si" pertence tanto à terceira pessoa do singular como à terceira do plural, mas o adjetivo "só" (que, nessa expressão, produz realce) deve concordar com o substantivo. Assim: um processo não anda por si só, vários processos não andam por si sós.Quando não usar o SE?
Quando a forma verbal é imediatamente precedida por alguns advérbios, como assim, também: «Assim se resolveu tudo», «Ele também se perdeu.» Quando a forma verbal é precedida por um pronome indefinido (por exemplo, alguém, tudo): «Alguém se feriu», «Tudo se sabe».É correto dizer "para si"?
Quanto a considerar «para si» completamente incorreto, porque se diz que «o português é uma língua regulamentada internacionalmente e tem regras» e «seja em Portugal, no Brasil ou alhures, a regra gramatical só permite o uso do si como pronome reflexivo (ou reflexo)», trata-se de uma perspetiva muitíssimo discutível e ...Qual é o pronome de si?
Como atesta a Gramática de Usos do Português, de Maria Helena de Moura Neves, si é uma forma oblíqua tónica do pronome pessoal das terceiras pessoas do singular e do plural, podendo ser usado em frases como «Eles combinaram tudo entre si».É correto falar em si?
O pronome “si” indica de processo reflexivo quando se refere ao sujeito "Elas só pensa em si", ou seja, elas só pensam nelas mesmas, em si mesmas ou em si próprias. O emprego de uma expressão de reforço como "mesmo" ou "próprio" depois do "si" que denota ação reflexiva não constitui redundância.Tem entre si ou tem entre si?
Resumo sobre “tem” e “têm”São formas conjugadas do verbo “ter”, no tempo presente do modo indicativo. “Tem”, sem acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do singular (“ele”, “ela” e “você”). “Têm”, com acento circunflexo, é usado para a 3ª pessoa do plural (“eles”, “elas” e “vocês”).