O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
Fio 4mm. Já o fio de 4mm é muito utilizado para sub-redes de pequeno porte. Além disso, é usado também para circuitos que tem ramificação de um condutor superior.
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
Qual o fio mais indicado para instalação residencial?
Fio rígido
Esse é o tipo mais comum em instalações elétricas de casas. Porém, lembre-se: ele é mais indicado para lugares sem muita movimentação, como conduítes ou eletrodutos. Isso porque é feito de cobre e possui diferentes bitolas que determinam a capacidade de condução de corrente elétrica.
🔌 Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Então PORQUE entra COM tanta DIFICULDADE?
Qual a bitola do fio para rede geral residencial?
Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².
R: O cabo de 4mm suporta uma corrente máxima de 28 Amps o mais indicado seria o de 6 mm que suporta até 36 Amps, segue o cálculo: Corrente = potência / tensao ou seja 7500/220 V = 34 Amps valor superior ao permitido pelo cabo de 4 mm.
Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.
Em regiões com diferentes voltagens, como 127 V e 220 V, a escolha da bitola do fio torna-se um ponto crítico. Tomadas de 20 A requerem cabos de 2,5 mm² para 220 V e, no mínimo, 4 mm² para 127 V.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Já os fios de 6mm são feitos para suportar as cargas de aparelhos domésticos como ar-condicionado, chuveiro elétrico, forno elétrico, quadro de energia elétrica ou torneira elétrica.
Baseado na potência do chuveiro, escolha a seção do fio apropriada: Para chuveiros de até 5.500W: Um fio de 6 mm² é geralmente adequado. Para chuveiros acima de 5.500W: Opte por um fio de 10 mm².
O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.
Depende da capacidade do Ar a ser Instalado, pode ser um cabo de 4 mm ou de 6 mm. Foi útil para você? Bom dia, os aparelhos novos consomem menos energia automaticamente tem uma amperagem menor, nesta distância o senhor pode usar o de 4mm ( cabinho flexivel) use de primeira linha de qualidade.
O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Quanto mais grosso o fio, mais energia ele economizará do que o fio fino. Isso ocorre principalmente do ponto de vista físico, pois o fio mais fino terá um valor de resistência maior, o que levará a uma carga maior.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²; Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²; Chuveiros: bitolas de 4mm²; Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².
Para tomadas de uso geral, a bitola padrão é de 2,5 mm², suportando correntes de até 20 A. Esse dimensionamento é adequado para a maioria dos aparelhos eletrodomésticos utilizados em residências, como televisores, computadores e pequenos eletrodomésticos.
O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.
Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.