Os arquivos JPEG são muito populares entre fotógrafos e empresas que gerenciam grandes bibliotecas de imagens. O tamanho menor dos arquivos permite que várias fotos digitais sejam compartilhadas e baixadas simultaneamente.
JPEG é a abreviação de Joint Photographic Experts Group, uma organização internacional que padronizou o formato no fim dos anos 80 e no começo dos anos 90. Ele é formato padrão de imagens digitais desde quando os fotógrafos começaram a tirar e armazenar fotos em câmeras digitais e outros dispositivos de reprografia.
Se você quiser ter o menor tamanho de arquivo possível e maximizar seu espaço, então você provavelmente deve ir com imagens JPG. Elas tradicionalmente usam uma relação de compressão 10:1. Embora as imagens PNG sejam de maior qualidade, elas também são muito maiores quando a imagem de compressão é feita.
Eles são iguais. JPG e JPEG são a abreviação de Joint Photographic Experts Group, e ambos são tipos de arquivos de imagem rasterizados. O único motivo para o JPG ter três caracteres, e não quatro, é que as primeiras versões do Windows exigiam uma extensão de três letras para os nomes dos arquivos.
Cada uma das extensões possui características próprias, sendo indicadas para situações diferentes. O JPEG é mais utilizado na web por seu pequeno tamanho, mas o PNG é mais versátil e recomendado para uma qualidade um pouco maior.
Qual é a principal vantagem do formato PNG em relação ao formato JPG?
Transparência. Uma das principais diferenças entre os arquivos JPEG e PNG é a capacidade de lidar com transparência nas imagens. Os arquivos JPEG não são compatíveis com fundos transparentes.
JPG e PNG são formatos de arquivos baseados em bitmaps, compostos por pixels, pequenos pontos individuais dispostos e coloridos de maneiras diferentes para formar certos padrões. Atualmente, são os dois formatos de imagens mais utilizados, devido à compatibilidade com navegadores de internet.
JPEG XL: apresentada em 2021, é uma versão mais moderna do JPEG, capaz de aprimorar a compactação do arquivo, além de suportar codificação e decodificação mais rápidas. Tem extensão .
Já o formato JPG é indicado para imagens com degradês e todo tipo de foto de produto, banners, etc. Além da qualidade ser melhor o tamanho da imagem também vai ser menor.
Qual o melhor formato para postar no Instagram, PNG ou JPEG?
O PNG nos dá uma maior segurança nesse aspecto. Talvez o único momento em que você deva reavaliar se utiliza um arquivo PNG ou JPG é em caso de limite de peso da imagem. Arquivos PNG costumam ser mais pesados. Não tendo restrições dessa natureza, aconselho usar sempre PNG em seus arquivos para web e mídias sociais.
Suporta transparência: ao contrário do JPEG, o formato PNG suporta imagens com transparência sem que haja perdas. Ótimo para textos e capturas de tela: por lidar bem com imagens detalhadas e de alto contraste, é o formato de arquivo padrão para capturas de tela e textos sem perder a qualidade.
O padrão JPEG, sintetizado na Recomendação JTC1 / 10918-2, especifica vários processos de compressão para imagens estáticas, incluindo um método de compactação (sem perdas) baseado em DPCM com preditores múltiplos.
Uma imagem JPEG não tem quase nenhuma diferença perceptível na qualidade, mas isso depende muito do conteúdo e do tipo de arquivo da imagem original. Para isso, o JPEG utiliza a transformação discreta de coseno (Discrete Cosine Transform -DCT).
JPG vs JPEG: Existe alguma diferença? Não há diferença entre os formatos JPG e JPEG, exceto pelo número de caracteres. O termo JPG existe apenas porque versões anteriores dos sistemas operacionais Windows (MS-DOS 8.3 e FAT-16) tinham um limite máximo de 3 letras para nomes de arquivos.
BMP. BMP é um formato padrão usado pelo Windows para armazenar imagens independente de dispositivo e aplicativo. O número de bits por pixel (1, 4, 8, 15, 24, 32 ou 64) para um determinado arquivo BMP é especificado no cabeçalho do arquivo. Arquivos BMP com 24 bits por pixel são comuns.
Clique com o botão direito do mouse na ilustração que você deseja salvar como um arquivo de imagem separado e, em seguida, clique em salvar como imagem. Na lista salvar como tipo , selecione o formato de arquivo desejado.
Eric Hamilton (C-Cube Microsystems), e actualmente a Joint Photographic Experts Group. JPG (ou JPEG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu nível de compromisso com a qualidade da imagem.
O formato de arquivo PNG é amplamente utilizado em sites para exibir imagens digitais de alta qualidade. Criados para ter um desempenho superior ao dos arquivos GIF, os PNGs oferecem não apenas compactação sem perdas, mas também uma paleta de cores muito mais ampla e atraente.
Qual o melhor formato para postar no Instagram, JPG ou PNG?
O JPEG (ou Joint Photographic Experts Group) é formato ideal para o compartilhamento de imagens online, já que equilibra dois fatores importantes: o tamanho e a qualidade do arquivo.
O JPG é um dos formatos mais leves, porque possibilita compressão dos arquivos. Isso resulta em uma imagem mais leve e com pouca perda de qualidade — contanto que você não olhe muito de perto, claro.