Enquanto "some" é usado em situações afirmativas, "any" é mais aplicado em perguntas e negações. "Many" é utilizado para quantificar substantivos contáveis no plural e "much" é apropriado para quantificar substantivos incontáveis.
AS MUCH AS significa “tanto quanto”. Simples, não é? Vamos ver algumas frases com essa estrutura para que fique ainda mais claro pra você: I love my family as much as I love my friends.
O uso de much se dá para substantivos incontáveis no singular. Many tem seu uso com substantivos contáveis no plural. How much e How many são formas de se perguntar sobre quantidades. O primeiro, para substantivos incontáveis; o segundo, para substantivos contáveis.
Mas se você quiser usar um substantivo, para dizer que existe um excesso de uma determinada coisa, então você pode usar too much ou too many, dependendo do substantivo ser contável ou não (se você não se lembra da diferença, clique aqui para ler um artigo sobre isso). Take a look: too many people: pessoas demais.
MUCH / MANY / A LOT OF: APRENDA A REGRA! (Countable/Uncountable nouns)
Quando usar a lot?
“A lot” é uma expressão adverbial que significa “muito” ou “frequentemente”. Ela é usada para enfatizar a quantidade ou a frequência de uma ação. “I like her a lot.” – “Eu gosto muito dela.” “He works a lot.” – “Ele trabalha muito.”
"Any" diferencia-se de "some" por ser utilizado em perguntas e frases negativas para expressar uma quantidade indefinida. "Many" é utilizado para expressar uma grande quantidade com substantivos contáveis no plural. "Much" indica uma grande quantidade com substantivos incontáveis.
Some é mais comum para sentenças afirmativas. Any é mais comum para sentenças negativas. Any é mais comum em perguntas, mas some pode ser usado quando a expectativa de resposta é “sim”. Some normalmente significa “algum”, “alguma”, “alguns”, “algumas”.
Enquanto few é usado para substantivos contáveis no plural, little é usado para substantivos incontáveis. Few e little são quantificadores relacionados à escassez e à quantidade pequena.
Tratando-se de substantivos contáveis, podemos utilizar o quantificador many (muitos, muitas). Many pode aparecer em frases afirmativas, negativas ou interrogativas. Observe os seguintes exemplos: How many days are you going to stay here?
Use “how many” para o que realmente dá para contar. Exemplo: uma colher, duas colheres, três colheres (de açucar, de sal, de arroz...). Para o que você não consegue contar individualmente e a palavra geralmente não é usada no plural, use “how much”.
How much e how many serão utilizados para a construções de frases interrogativas, sendo que how many só pode ser usado para substantivos que não contáveis ou podemos dizer, que não são concretos. How much só pode ser usado para substantivos que podem ser quantificados.
O termo A LITTLE significa "um pouco", mas, pode ser utilizado como um sinônimo de some (algum) e é utilizado para falar sobre substantivos incontáveis. Let's take a look at some examples: Do you have A LITTLE space on your bed, mom? I had a nightmare.
A regra básica é usar “less” com substantivos incontáveis e “fewer” com substantivos contáveis. Os substantivos contáveis são aqueles que você consegue contar. Um bom exemplo são “pens” (canetas). Você pode contá-las e saber quantas são, portanto, o correto é usar “fewer”.
Ou seja, 'very much' é usado em contextos formais; enquanto que 'a lot' é muito mais informal. Desta forma podemos dizer: I like you a lot. I like you very much.
1 – Assim como many, a lot pode significar “muitos(as)”. Mas cuidado: a lot pode ser usado para coisas incontáveis, enquanto many não pode. Por exemplo, em there has been a lot of rain recently (tem havido muita chuva recentemente), jamais poderia ser usado many, uma vez que o substantivo rain não é contável.
Como vemos no quadro acima o “too much” é utilizando com substantivos incontáveis (singular) e o “too many” com substantivos “contáveis” (plural). Vamos ver alguns exemplos para visualizar melhor essa diferença: I have too many magazines, I'll throw some of them away.
Em termos bem simples, significa “suficiente”, “o bastante”. Quando acompanha adjetivos e advérbios, ele vai depois: This is good enough. (Isso é bom o suficiente.)
Você percebeu que, nos exemplos acima, quando usamos so incluímos apenas um adjetivo, ou seja, uma característica (como hot, interesting e difficult), enquanto que quando usamos such incluímos tanto um adjetivo quanto um substantivo (como day, book e subject).
E isso acontece com as expressões “also”, “too” e “as well”, que podem ser usadas no sentido de “também”. Primeiramente, por terem o mesmo significado, a diferença entre as palavras está apenas no uso e na posição em que ocupam em uma oração, como nos exemplos que vamos mostrar ao longo do texto.