O novo elemento <nav> do HTML5 serve para agrupar uma lista de links para outras partes do site, seja essa lista de navegação local ou global. Esses blocos de links podem estar em diferentes partes do layout, como no cabeçalho ou no rodapé.
Sumário. O Elemento HTML de Navegação ( <nav> ) representa uma seção de uma página que aponta para outras páginas ou para outras áreas da página, ou seja, uma seção com links de navegação.
Olá bom dia, eu gostaria de saber qual a diferença entre as tags div e nav, até onde eu entendi nav separa links de navegação e o div separa blocos dentro do site.
O elemento nav representa uma seção da página contendo links para outras páginas ou para determinadas partes da mesma página, ou seja, uma seção contendo links para navegação.
Tag nav - Curso de HTML Completo e Profissional #58
O que é uma tag NAV?
A tag nav é semântica, o que significa que é uma tag que possui um significado. As tags semânticas dão sentido a informação de texto ao navegador e buscadores da web como o Google, e você pode ler mais sobre HTML semântico aqui.
Quando usar Section no HTML? Use a tag <section> quando tiver um conteúdo no seu documento que pode ser considerado uma seção distinta e independente. Geralmente, uma seção é algo que pode ser isolado, reutilizado, ou navegado de forma independente do restante do conteúdo da página.
Ele deve ser utilizado somente quando não tiver outro elemento de semântica (tal como <article> ou <nav> ). Categoria de conteúdo Flow content, palpable content. Conteúdo permitido Flow content.
A div você utiliza apenas para fins de estilos (como estilizar um bloco específico), quando não há nenhuma semântica por trás. Já a section foi desenvolvida para representar seções de um documento de uma forma semântica. Espero ter ajudado, bons estudos!
O que pode substituir uma div? Usa-se uma ou outra tag a depender do sentido/semântica que se quer atribuir. Não há problema algum em aninhar <article> em <section> ou vice-versa, desde que faça sentido dentro de uma abordagem semântica.
Sumario. O elemento HTML <aside> representa uma seção de uma página que consiste de conteúdo que é tangencialmente relacionado ao conteúdo do seu entorno, que poderia ser considerado separado do conteúdo. Essas seções são, muitas vezes, representadas como barras laterais.
<section> O elemento HTML <section> representa uma seção genérica contida em um documento HTML, geralmente com um título, quando não existir um elemento semântico mais específico para representá-lo.
A tag <div> cria um bloco genérico para agrupar conteúdos. Ela é equivalente, no grupo de tags de bloco, ao que a tag <span> representa no grupo de tags inline/conteúdo. A função da tag <div> é separar os conteúdos do código HTML em divisões de espaço/conjunto, sem qualquer peso semântico.
O elemento <main> define o conteúdo principal dentro do <body> em seu documento ou aplicação. Entende-se como conteúdo principal aquele relacionado diretamente com o tópico central da página ou com a funcionalidade central da aplicação.
cabeçalho: <header> . barra de navegação: <nav> . conteúdo principal: <main> , com várias subseções de conteúdo representadas por <article> , <section> , e elementos <div> . rodapé: <footer> .
O elemento HTML <header> representa um grupo de suporte introdutório ou navegacional. Pode conter alguns elementos de cabeçalho mas também outros elementos como um logo, seções de cabeçalho, formulário de pesquisa, e outros.
Use o elemento <b> para chamar a atenção para certos textos sem a indicação de grande nível de importância. Use o elemento <em> para marcar textos que tem necessitam de ênfase. Outro uso aceitavel para <strong> é denotado com o rótulo (label) de parágrafos, que representa notas ou avisos, dentro do texto da página.
O elemento "container" é bastante utilizado em HTML e CSS para criar uma área centralizada na página, limitando o conteúdo e facilitando a sua visualização. Ele é utilizado para agrupar elementos e definir uma largura máxima para o conteúdo, evitando que ele se estenda demais na tela e prejudique a leitura.
O atributo global class é uma lista das classes de um elemento, separada por espaços. Classes permitem a CSS e Javascript selecionar e acessar elementos específicos através dos seletores de classe ou funções como o método DOM document. getElementsByClassName .
Vc tb pode escrever seu HTML direto em um custom attribute direto na tag (ex: <div data-html="<h1>meu h1</h1>"> ), depois vc pode usar um pseudo elemento com content:attr(data-html) para pegar o que está em data-html="" e colocar na tela.
De forma direta, a propriedade padding é responsável por definir uma distância interna entre um elemento e sua borda. Criando essa lacuna entre o elemento e seu conteúdo, aumentará o tamanho do elemento ou diminuirá o seu conteúdo, mas, por padrão, o tamanho do elemento aumenta de modo que acomode essa distância.
Articles (artigos em inglês) são palavras que atuam como determinantes de aspectos dos nouns (substantivos em inglês). Para nos referirmos aos artigos em inglês, usamos a palavra “articles”.
Para criar o cabeçalho de uma página, utilize a tag de abertura (<header>) e a tag de fechamento (</header>). Após ter criado as tags, insira os elementos que serão utilizados no cabeçalho entre essas tags.