Quando usar o PEI?

Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No caso do autismo, o PEI pode ser um importante aliado.
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Quando fazer o PEI?

Dentro do calendário escolar, o PEI de cada aluno deve começar a ser escrito ainda no início do ano letivo e não há uma data de conclusão. Ele deve fazer parte da rotina escolar e ser revisto constantemente, para fazer alterações quando necessário, conforme o andamento do ano e desenvolvimento do estudante.
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Quais alunos precisam de Pei?

O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência, que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno.
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Qual é o principal objetivo do PEI?

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.
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O que significa PEI para que serve?

Plano de Ensino Individualizado (PEI): saiba a importância. Você já ouviu falar do Plano de Ensino Individualizado (PEI)? Ele é considerado uma ferramenta que contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas que possuem algum tipo de limitação ou dificuldades para aprender.
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O que é o PEI, para que serve e como favorece a inclusão escolar

Para que o PEI seja de fato aplicado é necessário?

Para que seja feito o planejamento do PEI é preciso que se tenha as informações gerais desse individuo, pois facilita sua elaboração. O responsável pela construção do PEI precisa identificar suas causas, habilidades e dificuldades de cada aluno para assim possa adaptar de maneira específica.
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Quem aplica o PEI?

Essa avaliação será feita pelo professor com a colaboração do NAPNE e da CSP, visando direcionar a forma pedagógica do professor, para que ele possa desenvolver as potencialidades desses alunos, usando estratégias adequadas de acordo com o perfil de cada aluno é importante avaliar o que cada estudante precisa aprender.
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Qual a proposta do PEI?

O programa potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural.
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O que deve constar no PEI?

O PEI precisa conter todos os dados que identificam o aluno, além dos nomes e assinaturas dos pais e/ou responsáveis, data de ingresso na escola, data da elaboração do plano, disciplinas cursadas etc.
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Como deve ser feito o PEI?

Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  • Conhecer o Aluno: Traçar um perfil com suas habilidade e necessidades. ...
  • Estabelecer Metas: Nesta etapa, você deve definir as metas de curto, médio e longo prazo. ...
  • Elaboração do Cronograma: Com as metas traçadas, você precisa definir como e quando elas serão executadas.
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Qual a lei que fala do PEI?

A Lei nº 9.394/96, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamenta a aplicação do PEI. De acordo com essa lei, é dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
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O que é PEI para TDAH?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta importante para ajudar estudantes com necessidades especiais, como TDAH e Autismo, a alcançar o sucesso acadêmico.
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Como fazer o PEI de um aluno?

Para que um PEI seja desenvolvido da forma correta, algumas etapas podem ser seguidas, como:
  1. 1 – Trace o perfil do aluno. ...
  2. 2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo. ...
  3. 3 – Defina planos de ação. ...
  4. 4 – Avalie.
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Quanto tempo dura o PEI?

Nas escolas PEI só existe um turno que dura 9 horas ou 9 horas e 30 minutos.
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Quem tem direito a plano de ensino individualizado?

5º O Plano de Ensino Individualizado - PEI é o instrumento de planejamento individualizado, destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
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Qual a diferença entre o PEI e o PDI?

É o chamado PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) ou em alguns outros lugares eles chamam de PEI (Plano Educacional Individualizado). O que vem a ser isso? É uma forma de colocar para aquele aluno específico um planejamento educacional de acordo com as necessidades dele, em razão da sua deficiência.
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O que não pode faltar no PEI?

Sendo assim, informações que não podem faltar no PEI são:
  • A deficiência do aluno e aspectos dela que podem afetar envolvimento e progresso no currículo geral de educação;
  • Informações de avaliação e instruções de necessidades enviadas por especialistas que acompanhar o aluno;
  • Preferências do estudante;
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Quais são os quatro princípios da PEI?

São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.
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Como fazer um plano de aula para PEI?

Reúna informações sobre o aluno, como seu nome, data de nascimento, série/ano escolar e nome da escola. Certifique-se de ter acesso a dados relevantes, como relatórios de avaliações anteriores, observações de professores anteriores e informações dos pais.
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Quais são as 5 premissas do PEI?

Premissas:
  • Formação Continuada;
  • Corresponsabilidade;
  • Protagonismo;
  • Excelência em Gestão;
  • Replicabilidade.
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Como é o plano de ação na PEI?

O Plano de Ação segue a metodologia do ciclo PDCA: Plan, Do, Check e Act. Missão: É a razão de ser, a definição do propósito que norteia a construção de ações possíveis. Visão: Procura responder à questão: “onde a escola quer chegar e o que deseja ser no futuro?”.
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Quais são os 5 instrumentos de gestão da PEI?

São instrumentos de gestão a Agenda Escolar, o Plano de Ação, o Procedimento Passo a Passo (PPP) e o Programa de Ação e Excelência em Gestão. d. Os instrumentos de gestão só podem ser utilizados exclusivamente pelas escolas PEI.
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Quais são as especificidades do Plano Educacional Individualizado Pei?

O PEI precisa ser construído de forma flexível, colaborativa, integrada e participativa, considerando múltiplos fatores. Quanto mais ele considerar esses aspectos, mais chance terá de cumprir sua função e colaborar para o processo de inclusão.
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Qual a primeira etapa do PEI?

A elaboração do PEI requer algumas etapas, sendo a primeira delas o consentimento do estudante PAEE e/ou de seus responsáveis legais. Após o aceite por escrito, inicia-se o processo de avaliação para identificar se o estudante é ou não elegível para ter um PEI.
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O que é o PEI para autista?

O Plano Educacional Individualizado é importante na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista por conduzir a prática pedagógica dos professores em direção às necessidades educacionais desses alunos, com base em um trabalho colaborativo com os pais e equipe multiprofissional.
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