Independentemente da pessoa, em inglês usamos WENT sempre que nos referirmos ao verbo IR no passado. Note que sempre fica implícita a ideia de movimento. Como você deve ter notado, WAS e WENT podem ser traduzidos por “fui” e “foi”.
Parecido com gone e been, temos went, o simple past do verbo to go. Usamos esse termo para dizer que uma pessoa foi para um lugar em algum momento específico. She went to the beach last summer. – Ela foi para a praia no verão passado.
Conclusão. Portanto, concluímos que usamos os verbos was e were para falar sobre o estado de algo no passado, enquanto usamos went para falar sobre um movimento no passado.
Dessa grande mistura, acabou saindo essa maluquice que temos hoje: GO é usado para quase todos os tempos verbais, mas WENT (que era o passado de WEND no passado) acabou sendo usado como a palavra para indicar o passado de IR em inglês.
Algum tempo após a conquista normanda da Inglaterra (fontes dizem por volta de 1200 - 1400), a forma do passado de go (eode) foi substituída por went, que está relacionado a wend, wind, e, curiosamente, o nome do povo Vandal ("os errantes/wenders").
Have been indica que a ação começou no passado e ainda continua no presente. Por exemplo: Natalie has been reading novels (Natalie tem lido romances). Pelo uso de have been, sabemos que ela continua lendo romances.
Been é a forma do verbo to be no past participle e sua tradução pode ser “esteve” ou “foi”. Quando dizemos que alguém já esteve em certo lugar em um passado não especificado, usamos been: I've been to Paris twice. - Eu estive em Paris duas vezes.
Note que WAS refere-se aos verbos “ser” e “estar” no passado. Além disso, observe que WAS só é usado com os pronomes pessoais I, he, she e it. WENT por sua vez significa “fui”, “foi”, “fomos”, “foram”. Aqui, todas essas palavras referem-se ao verbo IR no passado.
I have e I've got, podem significar a mesma coisa, “eu tenho”. Veja estas duas frases abaixo: They have a dog and a cat. Eles tem um cachorro e um gato.
Ações que começaram no passado e continuam no presente: também é usado para designar ações que começaram em algum ponto do passado, mas que continuam até o momento da fala: He has been playing videogame all weekend long. – Ele está jogando videogame o fim de semana todo.
No passado o verbo “to have” será “had”. É um verbo irregular e será usado em todos os pronomes (I, You, We, They, He, She, It). He had a blue pencil. / Ele tinha uma caneta azul. She had a old book. / Ela tinha um livro velho.
Goes para a terceira pessoa do singular no presente (He goes, She goes, It goes) e went para o passado em todas as pessoas (I went, She went, We went).
O verbo to get é utilizado em associação com o objeto direto. Pode assumir diferentes significados a depender de contextos. Seu significado básico é: “pegar”, “obter”, “comprar”, “conseguir”. I get you at ten.