Para que servem as estruturas condicionais?
Estrutura condicionalPermite a escolha do grupo de ações e estruturas que serão executados, quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas (verdadeiro ou falso), forem ou não satisfeitas.
Quais são os 4 tipos de estruturas condicionais?
Algoritmo – Estruturas Condicionais
- INICIO ALGORITMO.
- SE condição ENTAO.
- comando.
- FIM SE.
- FIM ALGORITMO.
O que uma estrutura condicional possibilita?
A Estrutura Condicional possibilita a escolha de um grupo de ações e estruturas a serem executadas quando determinadas condições são ou não satisfeitas. A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta. A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira.Qual a finalidade da estrutura condicional if em programação?
A condicional if é uma estrutura condicional que executa a afirmação, dentro do bloco, se determinada condição for verdadeira. Se for falsa, executa as afirmações dentro de else.Lógica de programação 09 - Estruturas condicionais
Quando usar if e else?
Declarações CondicionaisUse if para especificar um bloco de código a ser executado, se uma condição especificada for verdadeira. Use else para especificar um bloco de código a ser executado, se a mesma condição for falsa.
Qual a finalidade do uso de uma condicional?
Esse tempo verbal tem as seguintes funções: indicar probabilidade ou dúvida (condicional de conjetura); expressar concessão com a conjunção pero; expressar desejos e dar conselhos; fórmula de cortesia; representar a ideia de futuro no estilo indireto; e posposto a orações condicionais.Quais são as 3 estruturas de repetição?
As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.O que a estrutura condicional escolha caso faz?
A estrutura ESCOLHA-CASO (em inglês SWITCH-CASE), é uma solução elegante quanto se tem várias estruturas de decisão (SE-ENTÃO-SENÃO) aninhadas. Isto é, quando outras verificações são feitas caso a anterior tenha falhado (ou seja, o fluxo do algoritmo entrou no bloco SENÃO).O que a estrutura condicional se então faz?
A estrutura de condição se-então, oferece a possibilidade de executarmos uma determinada ação ou comando se o resultado da expressão lógica for verdadeiro e de executarmos uma ação diferente se o resultado da expressão lógica for falso.Qual é a diferença entre uma estrutura condicional e uma estrutura de repetição?
Assim como as condicionais, as estruturas de repetição também fazem perguntas. A diferença é que é feita a mesma pergunta repetidamente até que uma determinada tarefa tenha sido elaborada.Quais são os tipos de condicionais?
Podem tratar de situações futuras imaginadas e prováveis (primeira condicional), de situações presentes ou futuras que poderiam ser diferentes (segunda condicional), de situações passadas sobre as quais imaginamos resultados diferentes (terceira condicional) e de situações que ocorreram ou que têm grandes chances de ...Quais são os 4 comandos de algoritmo?
São elas: seqüencial, condicional e de repetição. Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.O que a estrutura de condição permite?
As estruturas condicionais permitem que um programa execute diferentes comandos de acordo com as condições estabelecidas.Em que momento é melhor recomendado optar por usar a estrutura enquanto faça?
(ESTRUTURA ENQUANTO - FAÇA)Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes em que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se sabe esse número.
Quais são as funções condicionais?
CLIQUE AQUI para saber mais.
- Função SE. A função SE – como toda função condicional – é utilizada para realizar um teste lógico, comparando situações. ...
- Função SES. ...
- Função CONT.SE. ...
- Função CONT.NUM. ...
- Função CONT.VALORES. ...
- Função SOMASE.
Quando utilizar o switch case?
A função switch-case é uma estrutura de controle em linguagem Java que permite tomar decisões com base no valor de uma expressão. Ela é especialmente útil quando há uma variedade de possíveis valores para uma variável e queremos executar diferentes blocos de código dependendo desses valores.Em que momento devo utilizar uma estrutura de repetição?
As estruturas de repetição são úteis, por exemplo, para repetir uma série de operações semelhantes que são executadas para todos os elementos de uma lista ou de uma tabela de dados, ou simplesmente para repetir um mesmo processamento até que uma certa condição seja satisfeita.Quando usar if em vez de switch em C?
Se desejarmos que algo seja executado se a expressão relacional resultar em falso, então devemos utilizar o comando if-else. Dessa forma, podemos executar um ou mais comandos se o teste for verdadeiro; ou executar um ou mais comandos distintos se o teste for falso.Como funciona a estrutura condicional?
A estrutura condicional simples expõe que uma instrução ou bloco de instruções só sejam executados se determinada condição for verdadeira. Uma condição é uma comparação que possui dois valores possíveis: verdadeiro ou falso.O que é o laço for?
O laço For em Java é uma estrutura de repetição que permite executar um mesmo bloco de instruções várias vezes. Ele é um dos três tipos de laços de repetição em Java, também conhecido como loop For.Quando devemos dar preferência para usar a estrutura de repetição for em linguagem C?
Utilização do comando forÉ muito útil quando se sabe de antemão quantas vezes a repetição deverá ser executada. Este laço utiliza uma variável para controlar a contagem do loop, bem como seu incremento.