O past continuous é empregado em inglês quando objetivamos expressar a ideia de que algo estava em andamento, isto é, em progressão no passado. Também é muito comum o uso do past continuous para falar que uma ação foi interrompida por outra.
O past continuous deve ser utilizado para se referir a uma ação que estava em andamento no passado. Por exemplo, quando queremos falar coisas como: She was working yesterday. – Ela estava trabalhando ontem.
Qual a diferença do present continuous para o past continuous?
Para o presente contínuo utilizamos o presente do verbo to be (am, is, are) seguido de –ing. No passado contínuo utilizamos o passado do verbo to be (was, were) seguido do –ing enquanto que no presente perfeito contínuo necessitamos do (being).
Uma boa maneira de identificar o present continuous é procurar por expressões temporais que são recorrentes, entre as quais se destacam: now, at the moment, at presente, just, already e still|2|. Observe alguns exemplos desse tempo verbal: What are you doing now? I'm studying for our math test on Monday.
Uma frase no Past Continuous é formada pelo sujeito + verbo “to be” no passado (was/were) + o verbo principal no gerúndio (-ing) + o complemento da frase. À frente será apresentado como construir frases neste tempo verbal na afirmativa, negativa e interrogativa.
Past Continuous: como dizer o que você estava fazendo
Como saber se uma frase está no past continuous?
Forma-se com o auxiliar was ou were e o gerúndio terminado em -ing do verbo correspondente. Por exemplo: Were you watching TV? (Você estava assistindo TV?).
Quais são os verbos auxiliares do past continuous?
Para indicar que uma frase é formada com o Simple Past, é usado na frase o verbo em sua segunda forma. Já no Past Continuous, usamos o verbo auxiliar “was/were” e, em seguida, o verbo principal é adicionado com o sufixo “-ing”. They were studying chemistry. (Eles estavam estudando química.)
1) Se o verbo termina com a letra E, devemos removê-la antes de adicionar -ING. Mas fique atento, pois se o final do verbo for -EE, -YE ou -OE, seguimos a regra original. 2) Se o verbo termina em consoante + vogal + consoante e a palavra é oxítona (tem a última sílaba mais forte), devemos dobrar a última consoante.
O negativo do past continuous é formado pelo acréscimo do “not” a frase. Entre parênteses pode-se observar a forma contraída. Exemplos: I was not (wasn't) drinking tea last night.
Existem duas exceções para esta regra: nos verbos terminados em consoante + vogal + consoante, você tem que dobrar a última consoante antes de acrescentar o -ed. Já para verbos terminados em consoante + Y, você tira Y e acrescenta -ied. They stopped at the store before coming here.
Qual a diferença entre Simple Past e Past Continuous? Enquanto o Past Continuous indica ações contínuas no passado, o Simple Past se refere a ações pontuais que iniciaram e terminaram também no passado.
A forma afirmativa do past continuous utiliza was ou were e também o verbo principal terminado em –ing. Veja: They were dancing like crazy yesterday! – Eles estavam dançando muito ontem!
Segundo a gramática padrão, when (quando) deve acompanhar a oração que está no simple past e while (enquanto) deve acompanhar a oração que está no past continuous|1|. We were watching TV when they found my wallet. (Nós estávamos assistindo tevê quando eles encontraram minha carteira.)
Esse tempo verbal é formado pelo verbo had + past participle|2|. Por outro lado, o past perfect continuous também expressa uma relação entre duas ações passadas, mas o seu foco está na duração/desenvolvimento da própria ação passada. Formado pelo verbo had + been + present participle (-ing)|2|. She had been working.
Formas progressivas. O -ing é usado para indicar ações em progresso no presente, passado ou futuro. I am working on a new project. Estou trabalhando em um novo projeto.
Levando em consideração como o present continuous é formado, devemos utilizá-lo quando uma ação ou evento está se desenvolvendo no momento da fala (agora) ou quando o aspecto de continuidade tem uma duração mais longa, desde que tenha começo e fim.
Quando passamos para o inglês, o infinitivo é expressado com to + verb. Por exemplo: to do, to walk e to smile. Já o gerúndio, expressa uma ação contínua por meio de um verbo (fazendo, andando e sorrindo). Para passar a mesma mensagem, é adicionado o ing no inglês: doing, walking e smiling.
Os termos was e were são a forma past simple do verbo to be, ou seja, a forma do passado simples do verbo ser/estar. Veja como eles são usados: Na forma negativa, was not pode ser contraído para wasn't e were not, para weren't.