Apelidado de Cometa do Diabo, o 12P/Pons-Brooks se tornará visível em todo o Hemisfério Sul a partir deste domingo, 21 de abril, quando atingirá sua máxima aproximação do Sol.
Publicado em 26/04/2024 - 10:40 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília. O apelido pode até assustar alguns, mas a beleza encanta quem conseguir ver o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como Cometa do Diabo. O astro passeia pelo espaço, em volta do sol, e já pode ser visto desde o último sábado (20).
No dia 21 de abril o Cometa do Diabo deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente denominado por periélio.
Última atualização em 21 de abril de 2024 às 09h17. O cometa 12P/Pons-Brooks, apelidado de Cometa do Diabo, poderá ser visto em todo o Hemisfério Sul a partir deste domingo, 21, quando atinge sua maior aproximação do Sol.
'Cometa do diabo' poderá ser visto neste domingo em todo o Brasil
O que vai cair na Terra em 2024?
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
O cometa 12P/Pons-Brooks está viajando pelo espaço rumo à aproximação máxima do Sol. Também conhecido pelo apelido "Cometa do Diabo", este objeto vai se aproximar da Terra em 2024 — mas pode ficar tranquilo, pois a visita não oferece riscos para nosso planeta.
Conclusão. O cometa mais esperado do ano é certamente o Cometa Tsuchinshan-ATLAS, que pode atingir visibilidade a olho nu até outubro de 2024. Também estamos de dedos cruzados pelo Cometa C/2024 G3, que possivelmente será visível no céu diurno em janeiro de 2025.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da Constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da Constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.
Quando um cometa criovulcânico, como o 12P/Pons-Brooks, chega próximo ao Sol, ele aquece. A pressão aumenta até que o nitrogênio e o monóxido de carbono explodam e detritos gelados sejam expelidos através de grandes rachaduras.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
"Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 02 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra. Contudo, sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para ser observado", destaca o astrônomo.
Neste momento, o Cometa do Diabo, como é popularmente conhecido este corpo celeste, está se aproximando do nosso planeta (sem risco algum de colisão) e, por isso, em alguns lugares, como no Hemisfério Norte, já é possível de ser observado com o auxílio de instrumentos.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Alguns asteroides vão passar pela Terra nos próximos dias, começando por 2024 JF, que se aproxima do nosso planeta na segunda (6). Não há riscos de colisão. Algumas rochas espaciais vão passar perto da Terra nesta semana, sem riscos de colisão.
Para entusiastas e cientistas, a passagem do Cometa do Diabo pode render observações impressionantes; No Brasil, ele possivelmente será visível no céu noturno entre 19 ou 20 de abril.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
— Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion — explica o astrônomo.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
Publicado em 19/08/2024 - 15:18 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília. A primeira superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira.
O ano de 2024 é previsto como um período de complexidade e desafios em escala global, com uma das principais preocupações sendo o potencial para conflitos e guerras de grande magnitude.