A onda de frio que promete ser a mais intensa do inverno de 2024 mal começou e já tem data para terminar. De acordo com Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, as baixas temperaturas seguem até a próxima quinta-feira (15/8).
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
Frente fria começa este final de semana, mas ganha força a partir da sexta-feira que vem. Publicado em 6 de julho de 2024 às 12h19. As regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste devem enfrentar uma queda de temperatura a partir do final de semana por conta da chegada de uma nova onda polar.
18/08/24 🔵 VIRADA TÉRMICA: ONDA DE FRIO CONGELANTE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
Quando vem o frio de volta?
Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
A estação mais fria do ano tem data e horário para iniciar em 2024: será no dia 21 junho, às 17h51 (de Brasília), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
Mesmo sem alcançar o recorde absoluto, julho de 2024 testemunhou os dois dias mais quentes já registrados, com a temperatura média global atingindo 17,16°C e 17,15°C nos dias 22 e 23 de julho, respectivamente.
Ao longo do mês, as temperaturas devem ser mais amenas, marcando entre 20 e 22ºC. Chuvas podem ser leves e reduzidas em grande parte da região. Diferente do que foi registrado em junho, que contemplou temporais e instabilidade causada por massas de umidade.
A cidade de São Paulo pode ter nesta terça (13) e quarta-feira (14) novos recordes de frio em 2024. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que as temperaturas mínimas fiquem em 5°C e 6°C, respectivamente.
De acordo com a empresa de consultoria meteorológica Nottus, o inverno de 2024 não deve apresentar chuvas em Minas, assim como temperaturas elevadas. A previsão indica que as principais baixas na temperatura devem ocorrer em julho e de forma esporádica nos demais meses da estação.
Isso inclui o risco de geadas, especialmente nas regiões de maior altitude e nas zonas mais ao sul do país. Portanto, é esperado que o inverno de 2024 continue seguindo uma tendência de temperaturas mais baixas, ressaltando a importância de estar preparado para um período mais frio e úmido que o habitual.
O mês de março marca o período de transição entre o final do verão e o início do outono e mudanças nos padrões meteorológicos podem ocorrer repentinamente.
A onda polar que atingiu o Brasil no final do mês de julho de 1955 foi marcante em pelo menos 5 aspectos, os quais fazem daquela uma onda de frio histórica.
Março de 2024 foi o mês mais chuvoso da Terra desde o início dos registros! Quais as causas? Confira a previsão de mais localidades que podem lhe interessar.
O domingo, 21 de julho, foi o dia mais quente já registrado globalmente, de acordo com dados preliminares do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia.
“Veranico” eleva temperatura no inverno em boa parte do Brasil até 25 de julho. O inverno de 2024 começou típico em grande parte do Brasil, com a passagem de duas ondas de frio que derrubaram as temperaturas.
Como ficarão as temperaturas em Agosto? Seguindo uma tendência similar à de chuvas, o avanço de frentes frias na primeira quinzena de Agosto pode impulsionar massas de ar frio que também mantém as temperaturas dentro ou abaixo da média em parte das regiões Sul e Sudeste na primeira quinzena do mês.
Saiba como é a estação e o que estudar. Ouça o texto abaixo! Começa hoje, 20 de março, o outono no Brasil. A estação tem início às 0h06 e encerra no dia 21 de junho, às 17h51.
Sob o cenário que se apresenta, de acordo com a análise da MetSul, é extremamente improvável que se repita neste inverno um período ao mesmo tempo de frio tão atipicamente intenso e prolongado como do final de junho e da primeira de metade de julho.
Com as altas temperaturas dos últimos dias, os brasileiros sonham com a chegada do inverno. Em 2024, a estação mais fria do ano começa 21 junho, às 17:51h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta data, também chamada de solstício de inverno, ocorre o dia mais curto do ano.