A massa muscular e a gordura possuem o mesmo peso, mas a massa muscular ocupa um espaço menor. Assim, mesmo que a balança faça a pessoa se perguntar se vai ficar mais gordinha, a resposta é não. Afinal de contas, com o aumento dos músculos, que ocupam menos espaço, as roupas que a pessoa vestir cairão melhor nela.
Ao se exercitar regularmente, você pode desenvolver massa muscular. A massa muscular pesa mais do que a gordura. Então mesmo que você esteja perdendo gordura, pode ganhar músculos, resultando em um aumento no peso.
Como saber se estou ganhando peso ou massa muscular?
Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.
É perfeitamente normal experimentar um aumento de peso inicial quando você começa a se exercitar. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos nos músculos, que estão se adaptando ao novo estresse do treinamento. Além disso, o aumento temporário de apetite também pode levar a um leve ganho de peso.
Ao iniciar um programa de treinamento de musculação, as sessões causam microlesões e um processo inflamatório, esse processo causa retenção de líquidos, leve sensação e aparente inchação. Esse processo é comum e não relevante há longo prazo.
Quanto tempo demora a ganhar 1 kg de massa muscular?
No entanto, os bons hábitos, a frequência e o compromisso com os exercícios e a alimentação os superam, de acordo com o personal. Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.
Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.
Outro fato importante é que a massa muscular é mais pesada do que a massa gorda, apesar de ocupar menor volume. É por isso que pessoas com o mesmo peso podem ter composições corporais totalmente diferentes, bem como as condições de saúde.
Como saber se estou perdendo gordura e ganhando massa muscular?
O melhor meio para medir a perda de gordura é o teste de bioimpedância, que avalia exatamente a percentagem de gordura e massa muscular em cada parte do corpo. A endocrinologista Camila Miguel, do Saúde Digital do Grupo Fleury, explica que o emagrecimento levará o corpo a funcionar com mais eficiência como um todo.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
Treinos de força e de levantamento de peso provavelmente te deixem com o maior dos apetites. Enquanto o tecido muscular se regenera ele pede por comida para recuperar as forças. Quanto mais músculos você tiver, mais faminto ficará.
É normal ganhar barriga no processo de ganho de massa muscular?
Dessa forma, o ganho de gordura, até certa quantidade, é normal no processo de ganho de massa muscular. Pessoas que buscam maneiras para desenvolver massa muscular rápido, ou a fazem sem um acompanhamento profissional e estratégias adequadas, tendem a ganhar mais gordura no processo de ganhar massa muscular.
Qual a diferença de engordar e ganhar massa muscular?
Muitas pessoas relacionam o termo “engordar” com o ganho de massa muscular. Mas é diferente. Engordar, significa ganhar gordura. Já ganhar peso, é totalmente possível sem que haja ganho de gordura, ou seja, ganhando massa muscular.
Para quem realiza exercício físico, especialmente com reforço muscular ou hipertrofia, o ideal é não se prender aos resultados apresentados na balança, pois ao final de um treino ou no decorrer dos ciclos, é mais do que normal que o peso suba, mesmo com as medidas diminuindo.
O ganho muscular possui benefícios que vão além da estética. Equilíbrio, força, proteção das articulações e melhora na postura são algumas das vantagens de uma musculatura saudável e ativa, por isso é importante para a saúde ter músculos desenvolvidos e atuantes.
É normal ganhar peso quando se começa a fazer academia? Sim, é normal ganhar peso quando se começa a fazer academia. Isso pode ocorrer devido ao aumento da massa muscular, à retenção de líquidos, ao armazenamento de glicogênio e a outros fatores relacionados à atividade física.
Quanto tempo demora para começar a ganhar massa muscular?
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
O que é mais fácil perder peso ou ganhar massa muscular?
Por que é tão difícil perder gordura e ganhar músculos? Um dos motivos que dificultam o processo do ganho de massa muscular com emagrecimento é o controle calórico. Isso porque, para emagrecer, nosso organismo precisa estar em déficit calórico, quando se consome menos do que se gasta.
Diferentemente do que muita gente pode pensar, não é possível transformar gordura em massa magra, já que são duas estruturas completamente diferentes. Para diminuir a porcentagem de gordura corporal é preciso aumentar a massa magra e perder gordura.
Músculos maiores conseguem resistir a maiores cargas e, por isso, a força é um excelente sinal de boa adaptação ao treino. Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo.
Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.
Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.
Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.
Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.