Quando vence a garantia?

A legal é a que o CDC disponibiliza em seu artigo 26, onde diz que: para bens não duráveis o prazo é de 30 dias e para duráveis são 90 dias. Já a contratual é aquela que a empresa diz em sua nota fiscal ou no próprio manual do produto, que tem garantia de 1 ano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando termina a garantia?

O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias. Esse prazo é contado a partir do momento do recebimento do produto, a não ser que o problema encontrado se trate de um vício oculto, ou seja, que não foi detectado em um primeiro momento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Quando se perde a garantia de um produto?

QUANDO O CONSUMIDOR PERDE O DIREITO À GARANTIA? Quando terminar o prazo de garantia ou quando o fornecedor provar que o vício apresentado no produto ou serviço é decorrente de mau uso ou de uso indevido por parte do consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.es.gov.br

Qual é o prazo de garantia legal?

I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando começa a contar o prazo de garantia?

26 do CDC), começa a contar após o prazo de garantia contratual (a fornecida pelo fornecedor). Por exemplo, se uma loja oferece 1 (um) ano de garantia contratual, somente após o término desse prazo é que se conta os 30 ou 90 dias de garantia legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpce.mp.br

Direito de Garantia: Quanto Tempo de Garantia Têm os Produtos e Serviços? Posso Trocar?!

Como se conta o prazo de garantia?

Quando você compra um produto que, de forma gratuita ou remunerada (a famosa garantia estendida), o prazo da garantia é maior do que os 90 (noventa) dias assegurados pela lei, você primeiro deve contabilizar o tempo da garantia legal, 90 (noventa) dias, para só depois contar o outro prazo, 6 meses segundo o exemplo, ou ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo tem a garantia de um produto?

30 dias para produto ou serviço não durável (alimentos, serviços de manicure, viagem etc.); 90 dias para produto ou serviço durável (móveis, serviços de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Como saber o tempo de garantia de um produto?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quanto tempo a loja é obrigada a trocar um produto com defeito?

Se o defeito for aparente, a legislação determina o prazo de 30 dias para que o consumidor possa pedir a substituição, caso o produto seja um bem não durável, como alimentos e produtos de beleza. Se for um bem durável, como um eletrodoméstico, um eletroeletrônico, o prazo é de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Como funciona a garantia de um produto eletrônico?

Todo produto eletroeletrônico ou eletrodomés- tico (considerado pelo Código de Defesa do Consumidor como durável) vendido no país tem garantia legal. O prazo para o consumidor reclamar de vícios aparentes (de fácil identifi- cação) é de 90 dias, contados a partir do re- cebimento do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que a lei do consumidor diz sobre garantia?

Vale ressaltar que o CDC assegura a garantia sobre qualquer item, mesmo que o fornecedor não oferte. Segundo prevê o Código, na chamada garantia legal, o consumidor tem o prazo de 30 dias, no caso de bens não-duráveis e de 90 dias para bens duráveis, para solicitar o reparo de problemas de fácil identificação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.al.gov.br

Quais são os três tipos de garantia?

A princípio se faz necessário compreender que ao falarmos em garantia, existem três tipos: a garantia legal, a garantia contratual e a garantia estendida. Além disso, existem regras e prazos diferentes para mercadorias e serviços comercializados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.al.gov.br

Como funciona a garantia de 3 meses?

A garantia é válida para o carro como um todo, não somente para determinados itens como exposto pelos vendedores. Isso significa que em caso de defeitos que o carro apresente, seja lá quais forem, o prazo de 3 meses para a reclamação deve ser respeitado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como ficam os direitos do consumidor após vencido o prazo de garantia?

Quando o produto adquirido apresenta defeito após a garantia legal, em caso de não existência da contratual ou estendida, ou ainda que elas existam, o bem deixa de funcionar logo após o fim das mesmas, é devido o reparo ou a troca.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jus.com.br

Qual o prazo de garantia de um produto comprado pela internet?

Todo consumidor que realizar uma compra feita fora de um estabelecimento comercial (telefone, catálogo, internet, domicílio, etc.) tem o direito de se arrepender da compra em sete dias e desfazer o negócio, sem ter que dar qualquer justificativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.es.gov.br

Quando o lojista não é obrigado a trocar um produto?

TROCAR ITENS DEPOIS DE 30 DIAS

Em geral, esse prazo para reclamação pode variar entre sete e 30 dias - depois disso, nenhum lojista é obrigado a realizar a troca.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dcomercio.com.br

O que diz a lei do consumidor sobre produto com defeito?

Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que o Procon diz sobre troca de produto?

Embora muitos desconheçam, a troca de produtos comprados em loja física, sem defeito, não é obrigatória, mas uma liberalidade da loja. As regras devem ser informadas ao consumidor previamente. Para o produto que apresenta algum defeito a troca ou reparo é obrigatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

É obrigatório garantia de 1 ano?

A garantia contratual não engloba a legal, devendo a ela deve ser acrescida. Por exemplo, se o fornecedor livremente estipula via termo de garantia prazo de 1 ano de garantia, ela corresponderá a 1 ano + 90 dias, para bens duráveis, ou 30 dias, para não duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona a garantia pela loja?

Se o produto não for durável, como alimentos e produtos de higiene, você tem até 30 dias para realizar a reclamação. Para produtos duráveis, como eletrodomésticos e veículos, esse prazo é de até 90 dias a partir da compra. Esses prazos se referem a vícios aparentes, ou seja, defeitos que são de fácil visualização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Qual o prazo para trocar um produto com defeito?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. É o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra vale para bens duráveis ou não, ou seja, o enquadramento da lei é o mesmo para móveis, roupas e eletroeletrônicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando posso exigir um produto novo?

A partir da reclamação, de acordo com o artigo 18 da Defesa do Consumidor, tanto o fornecedor quanto o fabricante têm 30 dias para sanar o problema do produto. Após este prazo o consumidor pode exigir um produto similar, a devolução total do dinheiro ou ainda o abatimento proporcional do preço do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Como saber se o produto ainda está na garantia?

A nota fiscal é a “certidão de nascimento” de qualquer produto ou serviço. É com base nela que o consumidor tem como provar se o produto ou serviço adquirido ainda estão cobertos pela garantia, o que permite o reparo em caso de defeito sem que se coloque a mão no bolso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumoempauta.com.br

O que fazer quando a loja não quer trocar produto com defeito?

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista. Se além dessas opções, a loja oferecer o reparo do produto, também é possível aceitar, mas desde que não comprometa a qualidade do produto nem diminua seu valor no mercado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com