Estalo. Outro ruído que pode ocorrer ao virar o volante é o estalo. Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
Isso ocorre porque a direção hidráulica utiliza um sistema de fluido pressurizado para auxiliar o motorista na movimentação do volante. Por isso, fique atento: um ruído agudo pode significar baixo nível de fluido.
Barulho seco vindo de um dos lados do eixo dianteiro é um dos sintomas mais comuns de que há folga na caixa de direção . Falando especificamente dos carros equipados com direção hidráulica , que são a maioria hoje, além da folga, o vazamento de fluido de cor avermelhada já é um alerta para ir ao mecânico.
No entanto, se houver um problema nesse sistema, como vazamento de fluido ou falta de lubrificação, pode ocorrer um barulho metálico ao esterçar o volante. Esse ruído pode ser resultado do desgaste das peças internas da caixa de direção hidráulica.
Ouvir estalos e rangidos bem na região onde a caixa de direção está localizada também é um forte sinal de problema. Inclusive, até um pouco mais preocupante que os demais. Pois pode ser resultado de uma rachadura ou rompimento de um ou mais componentes internos.
Quando o desgaste é muito acentuado, é possível sentir a trepidação da articulação com folga no volante. Por fim, se não for feita a substituição da barra desgastada, a articulação pode estourar e interromper a comunicação entre o volante e a roda.
Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias. Já o valor de uma caixa de direção nova, dependendo do modelo, pode custar a partir de R$ 1.100.
Estalo. Outro ruído que pode ocorrer ao virar o volante é o estalo. Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante.
Quando ela começa a fazer barulhos estranhos, como estalos, é sinal de desgaste interno, o que pode resultar na perda de controle do carro em curvas ou manobras bruscas, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a falha prolongada pode danificar outros componentes do sistema de transmissão.
Como saber se o nível do óleo da direção está baixo?
Verifique o nível do óleo da direção no depósito utilizando a vareta de medição ou o indicador de nível, se o veículo vier equipado com um. Se o nível do óleo da direção estiver abaixo do nível recomendado, deve ser atestado com óleo de direção adequado para o veículo.
BARULHO NA RODA - Quando o pneu está com algumas partes consumidas que outras, surge esse som que remete a um ventilador em funcionamento. Com o tempo esse som se torna mais áspero, como se a borracha estivesse repleta de areia. É um problema do rolamento que precisa ser reparado para não causar travamento da roda.
Isso acontece por causa do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema no nível indicado no Manual do Proprietário. Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado.
Em casos mais graves, se a barra de direção estourar pode ocasionar também dano na caixa de direção e em outros componentes do veículo, impactando em custo maior de manutenção para o proprietário do carro e até podendo causar um acidente.
Falhas na caixa de direção prejudicam na hora de dirigir. Você sente o volante duro e isso não é normal em um sistema elétrico ou hidráulico. Portanto, é bom prestar atenção ao dirigir o automóvel.
É perigoso andar com problema na caixa de direção?
Problemas na caixa de direção, assim como em qualquer outra peça ou parte do seu carro, pode ser bastante perigoso. No caso dos volantes, a dificuldade em fazer manobras pode resultar em acidentes fatais. Por isso, quanto mais cedo eliminar o problema, mais segurança e menos gastos financeiros você vai ter.
A trepidação do volante, ou seja, quando ele treme, pode indicar diversos problemas, como pneus com pouca calibragem, carro sem balanceamento, freios com problemas, dentre outros, mas além disso também pode ter a ver com a caixa de direção, que influencia nessa tremedeira.
A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, provocando um ruído. Esse ruído indica também que há desgaste acentuado em peças do sistema (barra, caixa e terminais de direção).
Se o seu carro está com folga na caixa de direção, o recomendado é parar o automóvel imediatamente e fazer um teste, tentando girar o volante. Se o movimento não causar nenhum impacto nas rodas, quer dizer que você está com problema.
3. QUAL A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA? Uma das vantagens da direção hidráulica é que ela foi desenvolvida para durar durante toda a vida útil do carro. Para isso é necessário que o condutor ou dono do veículo faça manutenções preventivas pelo menos a cada 50 mil quilômetros.