Reprodução: O período de gestação é de 5 meses e nascem, em média, 5 filhotes. Maturidade sexual: O macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, enquanto que as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses.
A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.
A capivara é um animal que se reproduz durante o ano todo e apresenta gestação de 145 a 160 dias. Normalmente, ela dá à luz de um a oito filhotes, destacando-se por sua elevada taxa de fecundidade e fertilidade.
Trata-se de um animal herbívoro, semiaquático e que vive em grupos. Esses animais são encontrados vivendo próximo a corpos d´água, sendo esses ambientes usados para se protegerem e também para se reproduzirem. Capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas e jacarés.
As capivaras se reproduzem durante todo o ano, com pico de atividade reprodutiva no início da estação chuvosa. A cópula ocorre dentro da água e normalmente dura apenas alguns segundos, mas a fêmea geralmente copula várias vezes por período de estro (cio).
CAPIVARA! ELA PODE SER DOMESTICADA OU NÃO? ONDE VIVE, O QUE COME, TRANSMITE DOENÇAS? E MUITO MAIS!
Onde a capivara dorme?
“Por conta dos fluxos de carros e pessoas, dos barulhos, as capivaras descansam de dia e por volta das 17h30 saem para forragear. Elas dormem em locais onde se sentem seguras, que pode ser nos mangues, nas matas ciliares ou até debaixo das pontes, mas sempre perto dos cursos de água.
A preferência tem sido pelo capim elefante (Napier ou Camerom) cortados em intervalos de 60 dias na estação das águas. O volumoso deve ser fornecido diariamente na proporção de 4 a 5 kg por animal adulto e de 1 a 2 kg por filhote.
Quando os filhotes são molestados, ele assume uma postura de ataque, primeiro afrontando o inimigo, depois desferindo dentadas contra o agressor. As fêmeas são solidárias nos cuidados com os filhotes, muitas vezes, amamentam e cuidam dos filhos de outras fêmeas do grupo sem nenhum tipo de distinção.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
“Capivárias?” Não! Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
O nome capivara procede do termo tupi kapi'wara, que significa "comedor de capim". Tal nome é o mais comum e conhecido por todo o Brasil. No Rio Grande do Sul também é conhecida por capincho ou carpincho, termo derivado do espanhol. No Amazonas, é conhecida por cupido e na Ilha de Marajó, no Pará, por beque.
No Japão, uma cafeteria especializada em capivaras se destaca por oferecer interação com os animais. No país, as capivaras ganharam status de bichos de estimação e recebem todos os cuidados especiais que um pet merece.
Conforme a pesquisa, a capivara possui olhos que apresentam vários pontos de similaridade com os dos seres humanos. Entre as semelhanças está, além do tamanho, o fato de a espessura da córnea da capivara ser idêntica a dos seres humanos.
No entanto, por mais fofo que o animal pareça, você sabe por que não devemos fazer carinho em uma capivara? O estudante de biologia e tiktoker André Francis, que tem mais de 42 mil seguidores no TikTok, contou porque devemos evitar tocar nas capivaras.
A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.
Sua gestação dura aproximadamente 120 dias, e as capivaras fêmeas dão à luz, em média, três filhotes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer.
Vimos que o aparelho respiratório da capivara é formado pelas narinas, fossas nasais, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. O nariz se localiza em plano nasal com as narinas dispostas lateralmente.