A quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia. No entanto, não é aconselhado consumir mais de 4 colheres de sopa dessa semente por dia, pois a ingestão excessiva de fibras pode causar prisão de ventre, diarreia, gases ou inchaço abdominal.
Uma dúvida que pode surgir é sobre o consumo diário de linhaça, e o nutricionista também esclareceu esse assunto: está liberado consumir linhaça diariamente, mas é melhor seguir algumas recomendações. Entre elas, está o consumo adequado de água devido ao teor elevado de fibras na composição da linhaça.
Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas.
Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Dessa forma, para que o organismo consiga absorver seus nutrientes, é preciso triturá-la até obter uma farinha. Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.
Ideal é hidratar a semente para que ela germine. A linhaça é um excelente alimento, inclusive estudado por vários pesquisadores pelo mundo. Entre os benefícios à saúde está auxiliar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.
Outro benefício das fibras encontradas na linhaça, especialmente as solúveis, está na capacidade de absorver água e formar gel, tornando as fezes macias e volumosas.
A composição nutricional entre uma e outra é praticamente a mesma, mas, a linhaça marrom supera a dourada na quantidade de um poderoso antioxidante, a vitamina E, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2014. Já a dourada tem muito mais ômega-3, um ácido graxo altamente anti-inflamatório.
Veja abaixo algumas formas de consumir a semente. Sementes inteiras ou moídas: moer as sementes facilita a absorção dos nutrientes. “A farinha de linhaça pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, saladas, sopas e massas de pães e bolos,” diz Balestra.
Se consumida inteira, seus princípios ativos não serão absorvidos, pois ela "escorregará" pelo intestino." O nutricionista e diretor da consultoria Nutriveg, especializada em dietas vegetarianas, George Guimarães, diz que a linhaça tem casca dura e, se não for triturada, o organismo não aproveitará seu valor ...
A nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, explica que não há diferenças nutricionais significativas entre a linhaça dourada e a marrom. Segundo ela, não existe restrição quanto ao consumo diário da semente. “Pode consumir todos os dias, se a alimentação for saudável e variada.
A linhaça é uma semente que tem conservação maior depois de triturada. Para valorizar os fitoquímicos presentes, torna-se menos resistente fermentando muito facilmente. Por isso, guarde em geladeira.
Para um jantar leve e saudável, um bom prato de saladas, temperado com azeite extravirgem e alguns farelos, como semente de linhaça ou de girassol, torna-se uma ótima opção noturna. As saladas são leves e os farelos são fontes de antioxidantes, que combatem radicais livres e mantêm o equilíbrio do organismo.
Mas voltando ao tema ômega 3, as sementes de chia possuem esse elemento, por isso promovem o sistema cardiovascular e circulatório, mantendo o colesterol no sangue sob controle. Na verdade, foi demonstrado que elas têm o índice deste nutriente mais alto em comparação com as sementes de linhaça e até mesmo com o salmão.
Uma combinação de dois super-grãos - farinha de linhaça e semente de chia - formando um alimento rico em fibras, minerais, ômega 3 e 6 e proteínas. Ajudam no emagrecimento, regular as taxas de colesterol, melhora a pressão arterial, previne o câncer de mama e promove o fortalecimento do sistema imunológico.
Aveia, Chia, Linhaça e Quinoa - conheça mais sobre esses superalimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio diário. Além de serem fontes de fibra, eles auxiliam no processo de emagrecimento, entre diversos outros efeitos positivos. Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix.
Os efeitos podem variar de pessoa para pessoa e dependem de diversos fatores, como a quantidade consumida, a frequência de consumo e o estilo de vida. Em geral, é possível observar alguns benefícios da linhaça, como a melhoria da digestão e o aumento da saciedade, com apenas poucas semanas de consumo regular.
Sendo assim, o autor recomenda que, para se obter maior aproveitamento de seus nutrientes, deve-se moer ou triturar a semente da linhaça para que mais componentes benéficos sejam liberados. Entretanto, a linhaça moída ou triturada deve ser consumida logo, por ser muito suscetível a oxidação.
A recomendação é de duas colheres de sopa diárias de sementes, fazendo o rodízio e intercalando os tipos para obter mais nutrientes. "Elas podem ser usadas nas preparações de saladas, panquecas, sopas, ovos, combinadas com frutas ou apenas como lanches, mas é preciso mastigar bem para a saciedade e digestão", indica.