Portanto, durante sua vida, uma vaca pode dar à luz vários bezerros, mas tende a ser aproximadamente um bezerro por ano. De modo geral, a maioria das vacas tem seu último bezerro por volta dos 10 anos de idade.
Embora a vaca leiteira tenha uma expectativa de vida de cerca de 20 anos, isso raramente é observado sob condições comerciais modernas. No Canadá, por exemplo, a idade média que as vacas Holandesas morrem por causas naturais é de 9,1 anos.
Na gestão da reprodução, temos de levar em conta que o potencial biológico reprodutivo de uma vaca de corte seria, normalmente, suficiente para que ela produzisse um bezerro por ano, desde que todas as condições ambientais e de manejo sejam favoráveis.
As mais eficientes produzem um único bezerro por ano, mas no Brasil, em média elas produzem um bezerro a cada 15 meses! Para piorar, a idade média ao primeiro parto das vacas brasileiras está entre três e quatro anos de idade.
Normalmente, a expectativa de vida de uma vaca varia de 15 a 25 anos, dependendo dos cuidados e das condições em que ela vive. Várias questões como a nutrição, o manejo adequado e a saúde desempenham um papel importante na determinação da longevidade de uma vaca.
A duração média da gestação da vaca é de 280 a 290 dias, com variações entre raças e dependendo do sexo da cria. Geralmente, a gestação é mais longa em vacas zebuínas, menor em vacas de raças europeias, como a Holandês e a Jersey, e intermediária nas vacas mestiças. O período ideal de lactação é de 10 meses (305 dias).
É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.
Falando de saúde, longevidade e produtividade animal, Big Bertha é o maior símbolo de reprodutividade animal. Ela é uma das grandes curiosidades da pecuária mundial por ter sido a vaca mais velha do mundo. Com 49 anos de vida teve o maior número de partos: 39 crias.
Tem, em média, uma vida reprodutiva entre 10 e 12 anos. Essa longevidade se dá a touros bem tratados com bem-estar animal, nutrição adequada e boa pastagem.
Mais conhecida como Big Bertha, a vaca ficou famosa por ter vivido 49 anos e ter parido incríveis 39 bezerros. Esse mérito levou o animal para o livro dos recordes.
Isso ocorre graças ao acesso à alimentação específica para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.
O Freemartin ocorre quando se tem gestação gemelar com outro feto do sexo masculino. Portanto Freemartin é a fêmea que nasce estéril e com características masculinas devido à gestação gemelar com um macho.
O ideal para os veterinários que trabalham com gado de leite é que as vacas deem à luz uma vez por ano (a gestação leva nove meses) e tenham lactação de 10 meses, informa a professora. Ou seja, as gestações podem, sim, ser muito frequentes.
“A gestação mais longa é a da mamãe elefante, que leva de 22 a 24 meses”, diz a bióloga Mara Cristina Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os de gestação mais curta são os roedores. Por isso eles são geralmente escolhidos para as pesquisas de laboratório.
Uma vaca cíclica manifesta, a cada 21 dias, em média, sinais de estro. Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.
Mutilações dolorosas. À medida que as vacas ficam mais velhas, elas passam por uma série de mutilações dolorosas: Marcação: os trabalhadores aquecem barras de ferro em fogueiras e queimam a pele das vacas jovens. Essas feridas não tratadas são propícias para o surgimento de infecções.
Alguns produtores separam os bezerros para reduzir traumas, evitar doenças e aumentar a oferta de leite da vaca, mas os oponentes dizem que isso é desumano. O professor, Dan Weary, da Universidade de British Columbia, pesquisou 163 pessoas sobre esse assunto.
A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves.
Uma fêmea não deve receber mais do que duas doses de sêmen se os animais estiverem em perfeito estado de saúde e nutrição, e se forem seguidos os procedimentos corretos para a observação do cio e da inseminação. Não sendo diagnosticada nenhuma anormalidade, ela pode ser posta com touro após duas inseminações.
Nos anos recentes, várias pesquisas têm sido desenvolvidas com o objetivo de estudar a influência da libido do touro sobre a fertilidade do rebanho, com vistas a verificar a possibilidade de ampliação da proporção touro:vaca para além da tradicional de 1:30, normalmente em uso.
Para que uma vaca produza um bezerro por ano, considerando o período de gestação fixo de 280 dias, é necessário que esta vaca conceba novamente em até no máximo 85 dias após o parto (280 + 85 = 365 dias).