Atualmente, há 15 ferrovias existentes no país que são administradas por diversas empresas ferroviárias. O consórcio atribuído às empresas ferroviárias implica em uma série de fatores. As empresas se tornam responsáveis, através de um contrato de longa duração, pelo pagamento ao Governo Federal que investiu na linha.
A ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, vagões siderúrgicos, veículos rodoferroviários, e todos os outros segmentos relacionados ao setor.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
Empresas Ferroviárias do Brasil (2021) - Curiosidades #03
Por que o Brasil não tem ferrovia?
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
O nome da companhia foi derivado do nome da região onde foi fundada Alsácia e do engenheiro britânico Elihu Thomson. A segunda encarnação desta companhia, a GEC Alsthom, foi formada em 1988 a partir da empresa britânica The General Electric Company e da Compagnie Générale d'Electricité's Alsthom.
Atualmente, há 15 ferrovias existentes no país que são administradas por diversas empresas ferroviárias. O consórcio atribuído às empresas ferroviárias implica em uma série de fatores. As empresas se tornam responsáveis, através de um contrato de longa duração, pelo pagamento ao Governo Federal que investiu na linha.
Maior terminal de grãos da América Latina, o Terminal de Rondonópolis (TRO) da Rumo vem passando por constantes transformações para atender com eficiência o agronegócio brasileiro. No último ano, a empresa concluiu importantes obras na expansão de capacidade que elevaram o patamar logístico das operações.
Presente no Brasil há mais de 60 anos, a Alstom tem participado do desenvolvimento da infra-estrutura do país, contribuindo para o progresso social e respeitando o meio ambiente. A Alstom é o primeiro fabricante de sinalização ferroviária do Brasil.
Com 9289 km de extensão, a Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, ligando Mongólia, China e o mar do Japão até a Sibéria, no extremo oriente da Rússia. O trajeto atravessa 12 regiões e 87 cidades russas.
Na malha da Ferrovia Tereza Cristina, que com 164km é o menor corredor ferroviário do Brasil, todos os dias dezenas de trens transportam os mais variados produtos.
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
O Brasil tem hoje uma malha ferroviária de 28 mil quilômetros, quase toda sob o controle de empresas privadas. Desde 1996, quando FHC privatizou o setor, as ferrovias receberam investimentos de R$ 30 bilhões (parte considerável dele deve ser proveniente do BNDES, com juros subsidiados).
Hoje em dia, poucos brasileiros conhecem a PFF, como é chamada. Seu contingente é de aproximadamente 1.200 agentes, muitos deles cedidos de outros órgãos de governo, sendo poucos os membros, de fato, policiais ferroviários.
O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.