Adão teve uma primeira esposa, chamada Lilith, que foi banida do Jardim do Éden por desobedecer seu marido. Lilith, que está presente na mitologia judaica, então se torna um demônio. Foi só então que Eva, a segunda esposa, foi feita de um dos ossos de Adão.
No início da Idade Média, Lilith foi apropriada por algumas aldeias judaicas e cristãs, que deixaram alguns registros sobre ela. Na versão judaico-cristã, ela aparece como a primeira esposa de Adão, antes de Eva. Por desagradar a Deus, ela foi expulsa do paraíso e, no seu lugar, Deus criou Eva.
Lilith, personagem feminina narrada no folclore hebreu, tem sua condição humana subtraída graças a seu protagonismo que a levou a buscar outra alternativa de vida fora da convivência com Adão, personagem masculino, antagonista de Lilith. Eva, personagem bíblica, protagonista de sua escolha ao experimentar o proibido.
No contexto da Bíblia, Lilith nasceu de um vazio. Seu nome aparece apenas uma vez, em Isaías 34:14. "Os gatos selvagens se juntarão a hienas, e um sátiro clamará ao outro; ali também repousará Lilith e encontrará descanso."
Conforme o Alfabeto de Ben Sirá, um dos textos que compõem a coleção de escritos rabínicos chamado Talmud,Lilith e Adão foram criados juntos a partir da poeira, de forma que ela teria precedido Eva. Contudo, como não se sentia inferior ao primeiro homem, ela negou-se a deitar sob ele na hora do sexo e abandonou o Éden.
Lilith: A Primeira Esposa de Adão? - Anjos e Demônios - Foca na História
O que a Lilith é do Lúcifer?
Lilith é um personagem conhecido das mitologias abraâmicas. Dizem que ela foi a primeira esposa de Adão antes de Eva, sendo assim a primeira mulher, mas que foi expulsa do Éden por Deus por diversos motivos. Na cultura popular, ela é tratada como um demônio que trabalha junto a Lúcifer.
Na mitologia sumeriana, Lilith era a Rainha do Céu e, com a formação dos dogmas religiosos hebraicos, sua figura foi incorporada à história de Adão. Nela, Lilith foi concebida como a primeira esposa de Adão.
“Escolhemos o nome Lilith por causa de sua associação com mitologias demoníacas judaicas. Também porque a palavra hebraica 'lilit' tem associações com noite e escuridão, e queríamos retratar Maria como alguém que estava presa na escuridão espiritual, separada de Deus, de si mesma e dos outros”, diz o roteirista.
Assim surgiram as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubos quando mulheres e íncubos quando homens, ou simplesmente lilim. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas.
No contexto da Bíblia, Lilith nasceu de um vazio. Seu nome aparece apenas uma vez, em Isaías 34:14. "Os gatos selvagens se juntarão a hienas, e um sátiro clamará ao outro; ali também repousará Lilith e encontrará descanso."
Estruturalmente, Lilith e Eva cometeram o mesmo crime, o da desobediência ao Senhor e foram punidas da mesma forma: Todos os dias, por toda a eternidade, Lilith, "a mãe dos demônios" tem que se conformar com a morte de 100 lilim; da mesma forma, Eva é a responsável pela morte de todos os seus descendentes que poderiam ...
Lilith é a força sexual. Dessa maneira, Pombagira e Lilith concebem uma mesma ideia arquetipica de mulher: livre, sensual, na qual o grande mal é não permitir ser dominada pelo homem. Mediante os elementos simbólicos podemos pensar alegoricamente o modelo feminino de Pombagira atrelado ao de Lilith.
As cores de Lilith são vermelho, preto, cinza, lilás e branco. Os seguidores da Wicca, aliás, são os responsáveis pelo resgate da antiga valorização de Lilith como deusa pagã e símbolo de independência, rebeldia e da luta das mulheres contra o patriarcado.
Um dia, ele disse: "Vou buscar figos, Lilith", ordenando-lhe que o esperasse e tentando deixar para ela as tarefas cotidianas da vida no jardim. Mas Lilith não era mulher de aceitar esse despropósito. Bebeu um gole de bebida estimulante, pronunciou o santo nome de Deus e desapareceu.
Para algumas comunidades Wicca, Lilith é uma energia sagrada e uma força divina, que inclusive é homenageada em círculos místicos, como no exemplo apontado por Barroso (2020, p. 9). Já para a feminista Judith Plaskow (2005, p. 30-31), Lilith é potência de força e exemplo de resistência contra o status quo.
lilith é o nome que maria madalena se deu. com uma forma de escapar de seu passado. de negar que ela realmente era. eu tinha certeza. que ali eu tinha ido pra sempre naquele dia. só que agora é maria sempre foi.
O único momento dentro da Bíblia em que aparece a palavra Lilith (לִּילִית) é no texto de Isaías 34:14, palavra hebraica que significa “noturna” ou “que pertence à noite”8. Não se trata de um nome próprio visto que até no rolo de Isaías, encontrado nos Manuscritos do Mar Morto, a palavra está no plural lilioth.
Nos 26 poemas do livro As filhas de Lilith – cada um dos quais identificado por um nome próprio feminino em minúsculas, de a a z: angélica, berenice, cecília, diana, elisa, fátima, grace, hilda, íves, juanita, khady, luíza, melissa, nely, ofélia, patrícia, quilma, rosana, sihem, tereza, úr- sula, verônica, wilma, xênia ...
A morte de Ramah não é o único enredo não bíblico em The Chosen até agora. O aborto espontâneo do filho de Pedro e Eden foi outra maneira pela qual a série tomou liberdades criativas para destacar diferentes temas bíblicos.
Após seu exilo no Mar Vermelho Lilith volta ao Jardim do Éden como um demônio, e na forma de uma serpente é responsável pela tentação de Eva, que levou toda a humanidade ao pecado.
Ela é conhecida como a primeira esposa de Adão e teria o abandonado porque não queria obedecê-lo. Por isso, Lilith foi expulsa do paraíso e tornou-se um demônio, residindo no Mar Vermelho e fazendo mal a crianças e mulheres grávidas. Na Mesopotâmia, também era considerada um ser que causava mal aos homens.
É verdade que Lilith foi a primeira esposa de Adão?
Quem foi Lilith, 'primeira mulher de Adão', e por que ela renunciou ao Paraíso. Apesar de ser pouco citada em textos sagrados, figura da mulher rebelde - também retratada como 'demônio alado' - que seguiu caminho próprio tem crescido na cultura popular.