De acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o adulto saudável deve praticar, semanalmente, entre 150 a 300 minutos de exercícios moderados ou 75 a 150 minutos de atividades intensas.
2h de treino é mais do que suficiente. O treinamento com pesos requer um planejamento cuidadoso e intensidade adequada para que seja realmente ativo. Quando a sessão não puder ser retomada, o resultado não aparecerá. Já vi algumas mulheres cometerem muitos outros erros, como trair ou restringir sua dieta.
Segundo ele, há determinações da American College of Sports Medicine (ACSM) apontando que se faça pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos para a manutenção do condicionamento físico, manter o peso e evitar problemas de saúde provenientes do sedentarismo.
Quanto tempo deve durar um treino na academia? Um treino de musculação produtivo deve durar no máximo uma hora. Mais do que isso fará com que você perca o foco e treine de uma forma muito menos eficiente, além de fazer com que você reme contra os resultados.
Segundo os profissionais médicos, para aqueles que desejam evitar doenças cardíacas e derrames, a hora ideal do dia para se movimentar é entre 8h e 11h. De acordo com pesquisas, o hábito de exercícios matinais pode alterar seu ritmo circadiano e estimular mais o sono profundo do que os exercícios noturnos.
Você pode estar sabotando seus resultados! Volume e quantidade de treino
É melhor treinar todo dia ou 3 vezes por semana?
Para aumentar os músculos: de 4 a 7 vezes
O número de vezes que você vai à academia depende da divisão do formato do seu programa de musculação (A,B; A,B,C; A,B,C,D etc.), mas já é possível obter bons resultados com três treinos —sendo que o mais indicado geralmente é quatro ou cinco.
No entanto, treinar três vezes por semana é uma das opções mais populares que existe. Já que, dessa maneira, é possível sim trabalhar o corpo inteiro e alcançar resultados sem dedicar muito tempo para a academia. Mas, para isso, é importante dividir corretamente o treino.
Gallucci recomenda que os novos praticantes de atividades físicas comecem com 15 a 20 minutos de exercícios aeróbicos por dia, aumentando para 30 a 40 minutos gradativamente.
Academia todos os dias é saudável? Agora que você sabe como dividir seu treino, resta a pergunta inicial, você deve ir à academia todos os dias? Respondendo de forma rápida: Não! Um dos fatores mais importantes para que você possa desenvolver seu corpo e se exercitar de forma saudável é o descanso.
Quantas horas devo malhar por dia para ganhar massa muscular?
O ideal é começar a rotina 2 a 3 vezes por semana e que tenha duração entre 20 a 30 minutos, sendo também importante que os exercícios sejam praticados de forma intensa. É importante que na rotina sejam incluídos diferentes exercícios, que devem variar ao longo do tempo, bem como ter sua dificuldade aumentada.
Pode treinar cinco dias e descansar dois? "Treinar cinco dias com dois dias de descanso pode ser eficaz desde que o programa de treinamento seja bem planejado. A periodização permite ajustar volume e intensidade, o que assegura tempo suficiente para a recuperação e adaptação muscular", finalizou Giuliano Esperança.
Aqueles que são mais magros podem levar cerca de quatro semanas. E para aqueles que estão com um peso saudável ou abaixo do peso, os exercícios aeróbicos podem ajudar a manter o físico.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana. Mas as pessoas que superam esses níveis vivem mais, em comparação com aqueles que não o fazem.
Estudos mais recentes recomendam, durante a semana, realizar 150 minutos de atividades moderadas e 75 minutos de atividades vigorosas para obter melhores resultados na qualidade de vida do indivíduo.
A maioria das pessoas realizam um treino pela manhã e um outro de noite, pois acha que a quantidade é ideal. Saiba que não existe uma regra clara nem exata, embora muitos profissionais defendem a realização de dois treinos no dia.
“Ao malhar todos os dias, aumentamos o risco de estresse muscular e de problemas nas articulações. Por isso, não é recomendado repetir a prática mais do que cinco vezes na semana.
"Não pode treinar perna dois dias seguidos, porque a musculatura requer um tempo para recuperação. Por exemplo: o processo de hipertrofia acontece na regeneração das fibras. Durante o treino de musculação as fibras se rompem e então é no descanso que esse processo de recuperação acontece.
“Esses novos resultados sugerem que pelo menos três dias por semana são necessários, pelo menos para o treinamento de contração excêntrica de três segundos. Os músculos parecem gostar de ser estimulados com mais frequência, especialmente para o pequeno volume de exercícios de fortalecimento muscular”, afirma Nosaka.
Qual é o músculo que cresce mais rápido e qual músculo demora mais para crescer? Segundo Milena Chalegre, é preciso avaliar o fator genético de cada pessoa. No entanto, um músculo que se desenvolve facilmente é o quadríceps - parte da frente da coxa.
Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.
Quantos meses de exercício já dá para ver o resultado?
Esses resultados costumam aparecer entre 3 a 8 meses de treinamento direcionado, onde começa a se perceber, além de um melhoramento na condição física, uma mudança estética, onde podemos ver um crescimento e definição dos músculos.
Qual tipo de treino dá mais resultado? Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.
Via de regra não há proibição em treinar todos os dias, porém o treinamento físico tem que ser estratégico, baseado no seu objetivo, biotipo físico e prescrição alimentar. Desse modo é tanto aceitável treinar todos os dias, quanto descansar alguns.
Normalmente, para um treino completo de musculação, um indivíduo pode utilizar de 5 a 8 aparelhos por sessão, dependendo do número de grupos musculares trabalhados e da intensidade dos exercícios físicos.