A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.
A cirurgia para sinusite pode ser feita com técnicas diferentes, o que depende da alteração anatômica ou condição que está causando a sinusite, e geralmente dura cerca de 30 a 60 minutos.
Mas, apesar de ser segura, a cirurgia de sinusite não está totalmente livre das complicações, o que é normal em qualquer procedimento cirúrgico. Em alguns casos, é possível que apareçam sangramentos, problemas com a visão e até mesmo lesões e infecções no olhos e cérebro.
Após a cirurgia de sinusite, também conhecida como cirurgia endoscópica dos seios paranasais, o rosto pode apresentar inchaço e hematomas temporários, especialmente ao redor dos olhos e nariz. Esses sintomas geralmente melhoram dentro de uma a duas semanas.
Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
🛑 COMO É A CIRURGIA DA SINUSITE ? (ATUALIZAÇÃO 2023) . Otorrino explica
Quanto tempo de recuperação para cirurgia de sinusite?
O tempo de recuperação da cirurgia de sinusite pode variar de uma semana a algumas semanas, dependendo da extensão da cirurgia e da resposta individual do paciente. Geralmente, os pacientes podem retornar às suas atividades normais dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia.
Uma vez que a sinusite é uma doença que se caracteriza pelo organismo não ser capaz de eliminar a secreção de forma natural, a sinusectomia é um procedimento que visa corrigir esse problema e fazer com que os seios faciais permaneçam abertos para drenar possíveis acúmulos de muco.
O preço da sinusectomia é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários, bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, no ano de 2024, os custos variam entre R$ 15 mil e R$35 mil, em média.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
É normal sentir dor de cabeça após cirurgia de sinusite?
Durante os primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir dor e desconforto na área operada. O médico pode prescrever analgésicos para aliviar a dor. Também é normal ter sangramento nasal leve ou crostas nasais.
Felizmente, a taxa geral de complicações da sinusectomia é relativamente baixa. Estudos indicam uma taxa de 0,50% para complicações leves. Complicações mais graves, como vazamento de líquido cefalorraquidiano, lesão orbital, hemorragia grave e síndrome do choque tóxico, são extremamente raras.
Sim. Essa cirurgia é realizada pelo SUS. Independente de onde você mora, o sistema de saúde vai direcionar para um centro de especialidade competente para isso.
A sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa (geralmente descrita como se a cabeça estivesse se partindo ao meio). A dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.
Dor de cabeça, principalmente na região da testa e abaixo dos olhos, sensação de pressão interna no rosto. Sintomas que indicam sinusite, certo? Nem sempre. A sinusite está associada principalmente a quadros de secreção/obstrução nasal e alterações no olfato.
Cerca de 1 a 3% das sinusites podem evoluir com algum tipo de complicação. Dentre as complicações mais temidas encontram-se aquelas "intracranianas" como o abcesso cerebral, a meningite e o empiema subdural.
Há o caso de internação quando tem a complicação dos sintomas estendidos. "Quando há complicações, o paciente vai precisar de internação, com antibiótico na veia, exames de imagem, como ressonância magnética para entender se vai precisar internar de fato ou não", completa.
O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
Em geral não há restrição alimentar no pós operatório de cirurgia dos seios paranasais. Orienta-se apenas que no primeiro e segundo dia não seja ingerido alimento muito quente. Mas é sempre importante assegurar-se que seu cirurgião não tenha feito nenhuma restrição por alguma particularidade no seu caso.
A duração média do afastamento médico foi de 11,3 ± 7,4 dias para os pacientes em uso de macrolídeos versus 10,1 ± 5 dias nos pacientes em uso dos outros antibióticos (p=0,84).
Segundo o especialista, sem tratamento adequado, a sinusite pode gerar uma série de complicações. “O paciente apresenta alteração olfatória, secreção, dor na face, que pode evoluir para uma celulite na face (processo infeccioso inflamatório no tecido subcutâneo)”, alerta.