Quando adultos, se escondem atrás de móveis, ambientes como banheiros e locais úmidos e escuros. IMPACTO: Os sintomas de uma picada do mosquito são: coceira e vermelhidão. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.
Ele descobriu que a maioria das moscas dormiam, por dia, entre 300 e 600 minutos, enquanto 6% das moscas fêmeas descansaram apenas 72 minutos e, por último, 3 moscas dormiram surpreendentes 15, 14 e 4 minutos por dia, respectivamente.
Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde. No período da noite eles não saem para se alimentar, mas se encontrar alguém próximo ao seu criadouro ele pode se aproveitar da situação e picar.
O momento da picada: veja mosquito da malária em ação
É verdade que o mosquito da dengue não voa alto?
“O mosquito pode chegar nos andares maiores pelas escadas ou pelo elevador. Depende de onde o criadouro está”, explica a especialista. Não há estudos que precisem até qual altura o Aedes aegypti pode voar. Apesar disso, ele costuma picar partes mais baixas do corpo, como as pernas.
É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz.
Quantas vezes o mosquito da dengue pode picar uma pessoa?
O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.
Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie. Mas não é fácil reconhecer um mosquito cochilando – quando não estão rondando atrás de alimento, eles se empoleiram por longos períodos para conservar energia.
“No período da noite, as moscas permanecem imóveis, integrando-se melhor ao ambiente, escondidas. Devido a falta de luz, elas ficam desorientadas na busca por parceiros sexuais e alimentos, tornando-as mais vulneráveis a predadores”, explica Pscheidt.
Não se sabe ao certo se os mosquitos são capazes de identificar as cores como os humanos, mas que as cores que apresentam maior comprimento de onda de luz são as mais atrativas para eles.
Mosquitos não enxergam cores. E seus olhos são diferentes dos nossos. Em geral, eles têm três olhos, compostos por diversos "pequenos olhos", os ocelos (têm um total de 4.000 ocelos. A imagem vista pelos mosquitos tem menos resolução do que a do ser humano.
Citronela. Como já mencionado, plantar mudas de citronela na janela do quarto pode ajudar. Velas de citronela liberam um aroma que naturalmente repele mosquitos, sendo ideais para áreas próximas às janelas, criando uma barreira olfativa.
Segundo Mauro, dentro de uma residência uma fêmea é capaz de picar até cinco pessoas e esse “ataque” pode acontecer em qualquer horário do dia. “Antes acreditava-se que as picadas só aconteciam no início do dia ou no fim da tarde, mas isso não funciona assim. O mosquito pica durante todo tempo”, explicou.
O que aconteceria se todos os mosquitos morressem?
Logo, sem os mosquitos, haveria menos alimento para os peixes e outros animais, desequilibrando a teia alimentar. As larvas, por sua vez, alimentam-se principalmente do microplâncton constituído de partículas de matéria orgânica presente nas águas, atuando como filtradoras.
Um ventilador dilui e dispersa o dióxido de carbono que você exala. O dióxido de carbono é um dos grandes químicos que atraem mosquitos. O vento do ventilador também o resfria. O suor, o ácido lático e o calor corporal atraem os mosquitos - fatores que um ventilador ajuda a minimizar.
Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Há quatro tipos de sorotipos do vírus da dengue. Isso significa que se uma pessoa foi infectada por um dos tipos existentes, ela ainda pode ser reinfectada pelas outras três variantes com as quais ela não teve contato. Por isso, todo cuidado é pouco.
Além do tamanho e da cor é importante também destacar que o mosquito Aedes Aegypti não produz o zumbido no ouvido, comum durante a noite; E que a mordida de outros insetos deixa um pequeno calombo avermelhado e provoca coceira, enquanto a do Aedes não deixa marcas e a picada não coça.
O acúmulo de água em recipientes pode criar condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, o vetor transmissor da dengue. Quando os ovos deste mosquito são depositados em água parada, eclodem larvas que se desenvolvem rapidamente em novos mosquitos adultos.