Nos primeiros dias, pode parecer um grande desafio começar a usar o CPAP a noite inteira. No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas.
O uso do CPAP é o método mais eficaz no tratamento da apneia do sono, e a interrupção dele pode trazer vários riscos à saúde. É necessário ter disciplina para continuar se tratando mesmo com as dificuldades de adaptação no início do tratamento, com o dia a dia corrido e até mesmo com viagens.
No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas. Portanto, utilize o seu CPAP por esse período, para que o seu organismo também comece a se acostumar com o uso do CPAP.
O CPAP funciona na expansão pulmonar através de um fluxo de ar pressurizado, que ajuda a manter um ritmo respiratório e aumentar a ventilação alveolar. Como resultado, a terapia respiratória se torna fundamental para melhorar a oxigenação e diminuir o trabalho respiratório.
Essa posição é ótima para dormir com CPAP, visto que não pressiona o rosto e, consequentemente, nem a máscara. Para ter mais conforto, garanta que o seu travesseiro não levante muito sua cabeça.
A pressão recomendada geralmente fica dentro da faixa de 6 a 14 cmH2O, mas a variação individual e a anatomia das vias aéreas desempenham um papel significativo na pressão necessária, muitas vezes mais do que a gravidade da apneia do sono.
Alguns casos de Apnéia Obstrutiva do Sono podem requerer pressão positiva tão alta no CPAP, que torna sua adaptação difícil, podendo sim ocorrer o que lhe vem ocorrendo. Uma avaliação ampla e completa de seu caso se faz necessária, o que infelizmente não dá para ser feito aqui.
Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca engole muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. Muitos pacientes, inclusive, relatam acordar com o estômago estufado, o que também é bastante desconfortável.
Às vezes, ao usar o CPAP, você pode engolir muito ar. Isso é conhecido como aerofagia e pode resultar em inchaço, gases e desconforto no estômago. Como evitar e controlar a aerofagia: Recurso de rampa:Muitas máquinas de CPAP têm um recurso de rampa que inicia a terapia a uma pressão mais baixa e gradualmente a aumenta.
Sinteticamente, o CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar utilizado juntamente a uma máscara, durante o sono. O tratamento consiste em evitar a obstrução o colapso das vias aéreas superiores que causam o ronco, afim de amenizar o ronco, e deixar a respiração sem interrupções.
Estudos mostram que dois terços dos pacientes apresentarão efeitos colaterais do CPAP nasal, tais como irritação da pele, congestão nasal, edema ocular ou pleni- tude gástrica17. As complicações mais graves decorrentes do uso de CPAP são previsíveis e raras.
O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que o tratamento da apneia do sono com CPAP só poderá ser suspenso se o paciente realizar alguma cirurgia para correção da anormalidade anatômica que causa o distúrbio, desde que este tenha sido diagnosticado como o motivo da causa de sua apneia, como a ...
FONOTERAPIA. O tratamento da AOS com fonoaudiólogos são largamente utilizadas, não só para quem quer se livrar do uso do CPAP, mas também para pessoas com dificuldade de adaptação ao aparelho. São altamente eficazes no combate a flacidez da musculatura oral e da faringe.
Boca seca – quem respira pela boca, provavelmente terá esse problema de CPAP. Por isso, junto com o profissional, verifique as melhores máscaras e métodos para evitar a boca seca.
Como deve ser o travesseiro de quem tem apneia do sono?
Um travesseiro que eleve a cabeça levemente pode melhorar a respiração e reduzir a obstrução das vias aéreas, aliviando os sintomas da apneia. Além disso, um travesseiro de qualidade e ergonomicamente projetado oferece o suporte necessário para a cabeça e o pescoço, mantendo a coluna alinhada.
Se a congestão nasal estiver intensa, a ponto de dificultar a respiração somente pelo nariz, é provável que venha abrir a boca durante o sono. Esse comportamento é involuntário, e leva ao ressecamento da boca e garganta, além de poder prejudicar qualidade do tratamento para apneia.
Harmonização Orofacial: A harmonização orofacial não apenas melhora a estética facial, mas também pode ajudar a otimizar a estrutura facial para melhorar a respiração durante o sono, servindo como um dos Tratamentos para Substituir o CPAP.
Efeitos Colaterais - congestão nasal, claustrofobia, sintomas de alergia, boca seca, dor de garganta e machucados na pele devido a máscara, são alguns dos efeitos colaterais do uso do Cpap que podem dificultar a fase de adaptação.
Apesar de extremamente efetivo, a adesão ao CPAP é variável, sendo a intolerância à mascara um problema clínico comum(3). O fluxo contínuo de ar nas vias aéreas superiores pode ocasionar desconforto, muitas vezes associado a queixas nasofaríngeas, em particular ressecamento nasal(4).
Usar a máscara com um travesseiro comum, e deitar de lado, por exemplo, pode deslocá-la ou pressioná-la contra o rosto causando fuga de ar e desconforto, além de algumas vezes acordar com a face marcada devido à posição em que dormiu.