E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos.
Pode fazer inalação só com soro fisiológico quantas vezes ao dia?
Não há limites para seu uso, mas a orientação é fazer até cinco vezes ao dia. Já a inalação com remédios, prescrita pelo médico, deve ser realizada somente na quantidade indicada, para que o indivíduo não receba doses exageradas da medicação.
Qual o intervalo de uma inalação para outra com soro?
- Exacerbação de DPOC: salbutamol ou fenoterol: 10 gotas (2,5 mg) diluídas em 3 a 5 mL de soro fisiológico; realizar três inalações a cada 15-20 minutos ou mesmo contínuas. Após as primeiras 3 inalações, espaçar as inalações em 1/1 hora ou mais, aumentando o tempo de intervalo conforme a melhora do paciente.
Quais os benefícios da inalação com soro fisiológico?
A inalação com solução fisiológica ajuda a reverter essa situação, aumentando a umidade do ar inalado e aliviando a sensação de secura. Além disso, a inalação com solução fisiológica auxilia na remoção de secreções das vias respiratórias.
Para um tratamento eficaz durante a crise de sinusite, é indicado fazer a inalação de 2 a 3 vezes ao dia, por 15 minutos. É recomendado ainda que se faça sempre ao acordar e dormir.
O tempo de duração da nebulização depende do tipo de nebulizador. Em geral, todo o processo demora de 15 a 20 minutos ou até o líquido acabar. Esse procedimento pode ser feito pela manhã e antes de dormir.
Coloque entre 5 e 10 ml de soro fisiológico no nebulizador e ligue o equipamento. Posicione a máscara ao redor do nariz e da boca e inspire o ar quente. Permaneça sentado durante toda a inalação para que não haja riscos de aspirar o muco que está sendo umidificado.
Segundo a médica, a inalação com soro fisiológico promove a fluidificação da secreção, desobstruindo o nariz e permitindo uma respiração mais confortável. Nos casos mais severos, como asma e bronquite, apenas o soro não é suficiente, sendo prescrito o uso de broncodilatadores.
Você pode usar Fluibron® gotas para inalação com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Você pode misturar Fluibron® gotas com soro fisiológico, adicionando quantidades iguais de cada, para maior umidificação do ar liberado pelo inalador.
Quando feita com frequência, a inalação também evita falta de ar e reduz o risco de chiados no peito. Isso significa que o inalador não é um aparelho apenas para tratar doenças, atuando também na prevenção.
O problema aumenta a produção de secreções que acabam prejudicando a passagem de ar pelas vias respiratórias, além de desencadear tosse frequente e prolongada. Ela costuma se intensificar durante a noite, podendo ter catarro, chiado e opressão no peito.
Boca aberta durante a nebulização: evitar ficar com a boca entreaberta ou aberta, mas sim, com os dentes cerrados: o motivo é a retenção do medicamento nos lábios, dentes ou língua, desperdiçando, assim, o medicamento, que ficará reti- do nesses locais e indisponível para o pulmão.
O tratamento dura cerca de 15 a 30 minutos e apresenta uma ação rápida, em comparação com a ingestão de medicamentos via oral, por exemplo. Além disso, há menos efeitos colaterais.
O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.
Embora ambas as técnicas sejam benéficas, é importante entender que têm propósitos diferentes. A inalação é ideal para alívio temporário dos sintomas, enquanto a lavagem nasal é mais eficaz na limpeza profunda e na prevenção de problemas respiratórios.
Em situações simples como a congestão ou corrimento nasal, está fortemente recomendado a utilização de aerossóis (nebulização) apenas com soro fisiológico. Este aerossol simples permite a hidratação das vias aéreas, melhora a mobilidade dos cílios e ajuda a desobstruir as vias aéreas.
Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente. Outra ideia é ferver o líquido, colocar num recipiente, aproximar o rosto do vapor e cobrir a cabeça para que o vapor se acumule e seja aspirado.
O Fluibron A é indicado para tosse com catarro, pois diminui a viscosidade do muco, tornando-o mais líquido e facilitando sua eliminação através da tosse.
A nebulização dura cerca de 15 a 20 minutos e pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia, tendo um rápido efeito sobre as vias respiratórias e menos efeitos colaterais do que os remédios usados por via oral.
3. Fazer inalação com a criança dormindo. Esperar a criança dormir e fazer a inalação pode ser uma alternativa para evitar todo o estresse que esse momento pode gerar. Quando ela estiver dormindo, basta aproximar o inalador do nariz, visto que o efeito é o mesmo.
“É importante colocar a quantidade indicada de soro ou do medicamento prescrito pelo médico, nem uma gota a mais ou a menos”, reforça a Dra. Sawana Mesquita; Independentemente do tipo de inalação, o ideal é que ela seja realizada na posição sentada, bem acordado e respirando de forma ativa pela boca.
Pode fazer inalação só com soro fisiológico todos os dias?
Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.