Os limites seguros atuais são fixados em 40 mg por kg de peso corporal por dia. Um adulto de 70kg, por exemplo, precisaria consumir 14 latas de um refrigerante diet ou zero que contém 200mg de aspartame para exceder esse limite.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro o consumo diário de até 40 ml de aspartame por quilo de peso corporal, mas a sua moderação é essencial. O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde.
Qual o máximo de refrigerante por dia? A recomendação da OMS é ingerir, no máximo, 50g de açúcar por dia. No entanto, o ideal para a saúde seria consumir apenas 25g de açúcar diariamente. Um copo de 200ml de refrigerante tem entre 10g e 22g de açúcar.
Os adoçantes artificiais já são alvo de pesquisas da OMS há alguns anos. Em um revisão divulgada em 15 de maio de 2023, a Organização sugeriu que eles podem ter "efeitos indesejáveis potenciais" associados ao uso a longo prazo, como o maior risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
Eles contêm adoçantes artificiais que podem ter efeitos negativos em algumas pessoas. Além disso, o consumo excessivo de bebidas adoçadas artificialmente tem sido associado a problemas de saúde, como resistência à insulina, aumento do risco de doenças cardíacas e alterações no microbioma intestinal.
O refrigerante zero realmente não possui calorias.
Isso acontece por dois fatores: alguns dos ingredientes não são metabolizados pelo organismo e outros são metabolizados, mas a quantidade deles é tão baixa que seus valores calóricos acabam sendo insignificantes.
Muitos influencers conhecidos por abordar assuntos sobre dieta e até mesmo alguns nutricionistas defendem o uso do refrigerante zero, pois não afeta o déficit calórico de quem está procurando reduzir o peso na balança.
Um novo nome – Coca‑Cola Zero Açúcar – para comunicar mais claramente que a bebida não contém açúcar. Um novo visual: uma embalagem nova que reflete a nossa estratégia global de marca única e que inclui na versão sem açúcar o apelo icónico da marca Coca‑Cola e do disco vermelho. É mais semelhante à Coca‑Cola Original.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que o aspartame é um aditivo alimentar com as funções de edulcorante (“substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento”) e de realçador de sabor (“substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento”).
Quem tem gordura no fígado pode tomar Coca-Cola Zero?
SÃO PAULO — Refrigerantes zero e outros produtos com adoçantes artificiais podem prejudicar a capacidade do fígado de desintoxicar e até mesmo processar certos medicamentos.
Os adoçantes artificiais que estão presentes nos refrigerantes sem açúcar são alvos de debate quanto aos seus possíveis efeitos sobre a saúde. Estudos recentes sugerem que alguns problemas podem estar conectados ao seu consumo excessivo, incluindo alteração no apetite, complicações digestivas e ganho de peso.
Não, não há problemas em tomar refrigerante sem gás, a composição será basicamente a mesma, sem o gás carbônico, entretanto deve ser avaliado as condições do produto, antes de ser ingerido. Além disso, o consumo de refrigerantes em grandes quantidades ou condições inadequadas, pode causar danos à saúde.
Embora o refrigerante dietético não contenha açúcar de verdade, ele também faz parte da lista do que um atleta não deve comer. Estudos mostraram que produtos artificialmente adoçados não ajudam na perda de peso e contêm ingredientes que não são bons para o corpo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) provocou uma reação internacional ao classificar o aspartame — adoçante artificial de baixa caloria que é 200 vezes mais doce do que o açúcar – como “possivelmente carcinogênico” para humanos (grupo 2B).
O que os nutricionistas falam sobre a Coca-Cola Zero?
Já o refrigerante zero, apesar de não conter calorias, contém adoçantes artificiais. “Segundo alguns estudos, a presença de ácido fosfatídico nos refrigerantes aumenta o fator de risco para câncer e podem ter efeitos variados na saúde a longo prazo”, alerta a nutróloga.
Nesse sentido, o refrigerante zero ou diet não entra como alternativa saudável para o dia a dia. No entanto, como essas bebidas possuem nenhuma ou quase nenhuma caloria, do ponto de vista estético e de emagrecimento, elas realmente são uma melhor opção do que o refrigerante comum, sempre sem exageros.