As leis dos gases são três: lei de Boyle, lei de Gay-Lussac e lei de Charles. De acordo com a lei de Boyle, a pressão e o volume são grandezas inversamente proporcionais, e quando as variamos, a temperatura do gás permanece constante.
Os gases perfeitos obedecem a três leis bastante simples, que são a lei de Boyle, a lei de Gay-Lussac e a lei de Charles [Bisquolo]. Essas leis são formuladas segundo o comportamento de três grandezas que descrevem as propriedades dos gases: o volume, a pressão e a temperatura absoluta.
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T).
Este comportamento de expansão dos gases com o aumento da temperatura foi descoberto em 1787 por Jacques Charles, um matemático, inventor e balonista francês.
Trata-se da lei que propõe o cálculo da variação da entalpia de uma reação a partir das etapas que a formam. A lei de Hess foi proposta em 1840 pelo médico e químico suíço Germain Henri Hess.
A lei de Lenz foi estabelecida pelo físico russo Heinrich Lenz e contribuiu com uma outra lei que já existia: a lei de Faraday, também conhecida como a lei da indução eletromagnética.
Conheça agora os cinco gases poluentes atmosféricos mais perigosos:
PM2.5. As PM2,5 são partículas finas invisíveis a olho nu, embora sejam perceptíveis como névoa em áreas altamente poluídas e presentes dentro e fora de casa. ...
Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.
Lei de Boyle ou Lei de Boyle-Mariotte: Sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão. Isso significa que se dobrarmos a pressão de um gás, seu volume reduzirá pela metade e assim por diante.
Ao observar esse tipo de processo físico-químico, notou-se que a multiplicação entre pressão e volume é sempre uma constante para os gases ideais. Com isso, a pressão (p) e o volume (V) são duas grandezas inversamente proporcionais. Também é possível descrever essa lei dos gases ideais assim: p.V = k.
O que é uma Régua de Gases Medicinais. A Régua de Gases Medicinais é um sistema instalado próximo ao leito de um paciente e acoplado a outros equipamentos, tomadas e canalizações de gases para a realização de procedimentos vitais para o sucesso do tratamento do internado.
Dióxido de Nitrogênio (NO2) - é um gás poluente com ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera é fator chave na formação do ozônio troposférico. Além de efeitos sobre a saúde humana apresenta também efeitos sobre as mudanças climáticas globais.
O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O desmatamento é a segunda principal atividade responsável pelas emissões de Dióxido de Carbono, seguida das atividades industriais como a produção de cimento.
Ouça o texto abaixo! O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Podemos classificar os gases que podem estar presentes em espaços confinados em três diferentes grupos. Esses grupos nós chamamos de T. I. A dos gases: Gases Tóxicos, Gases Inflamáveis e Gases Asfixiantes Simples, todos são gases perigosos. Para cada classificação existe um procedimento diferente de segurança.
As propriedades dos gases se devem à reduzida interação entre as partículas. Gases não possuem forma e volume definidos e se espalham por todo o recipiente que os contém. Os gases são facilmente compressíveis e são menos densos do que sólidos e líquidos. Os gases formam misturas homogêneas com outros gases.
Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica.
As equações de Maxwell para o eletromagnetismo constam da unificação entre as Leis de Gauss, para a eletricidade e para o magnetismo, a Lei de Ampère generalizada e a Lei de Faraday para a Indução eletromagnética.
A lei de Ampère é responsável por nos dar a expressão matemática para o cálculo do campo magnético gerado por um fio eletricamente carregado. De acordo com ela, o campo magnético é inversamente proporcional à distância que ele está do fio e diretamente proporcional à corrente elétrica que atravessa o fio.