A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Aí a hora de calibrar muda bastante. Pra você ter uma ideia, a calibragem do pneu 175/70R14 com muita carga tem que ser de 30 libras no pneu da frente e 32 libras no de trás.
-Pneus 175/70 R14: Com carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi tanto para os pneus dianteiros quanto para os traseiros. Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus.
Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli 185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.
Apesar de mínima, existe uma diferença. Os pneus 185/65R14, possuem um perfil (altura) 5% menor que o 185/70r14. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
Com isso, os pneus aro 14 têm perfil entre 50 e 75. Sendo assim, quanto maior o perfil, maior a altura do pneu, o que significa que ele terá maior estabilidade.
Portanto, se o veículo conta com dois ocupantes (motorista e um passageiro), a calibragem recomendada para pneus de medida 175/65r14 é de 28/29. Porém, se você for viajar com muito mais peso, seja por uma quantidade de pessoas ou por conta de um bagageiro cheio, esse número varia um pouco, indo para 28/30.
A medida 175/65R14 indica que o pneu tem 175 milímetros de largura e a sua altura (da borracha que toca o chão até a roda) é de 65% desse valor — ou seja, 113,75mm. O R14 se refere ao raio da roda, que, neste caso, é de 14 polegadas — ou 355,6mm.
Pra você ter uma ideia, a calibragem do pneu 175/70R14 com muita carga tem que ser de 30 libras no pneu da frente e 32 libras no de trás. E com menos peso você pode colocar 28 libras na frente e 30 libras atrás.
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.