consiste de moléculas individuais, tendo um carbono central e duas ligações duplas com dois oxigênios. O Si não forma ligações duplas com o oxigênio, devido às diferenças dos raios atômicos do Si e do O. ). Nota-se que a estrutura apresenta um padrão amorfo.
O silício, por ser da mesma família que o carbono, em tese, poderia realizar o mesmo tipo de ligação, já que ambos os elementos são tetravalentes (fazem 4 ligações químicas).
Silício, semicondutor mais usado e tem 4 elétrons de valência. chamada ligação covalente, de forma que cada átomo fique no estado mais estável, isto é, com 8 elétrons na camada externa. estrutura cristalina homogênea, tridimensional.
Para que serve o silício orgânico? Dr. Juliano Teles
Qual o número atômico de silício?
Silício, representado pelo símbolo Si, é o elemento químico de número atômico 14 e massa atômica 28,09 u. Pertence ao grupo 14, ou família 4A da tabela periódica. Apresenta propriedades intermediárias entre as do carbono e o germânio.
A obtenção de silício em larga escala pode ser realizada via redução do quartzo (SiO2) com carbono em uma temperatura na faixa de 1700 °C, a qual é bem superior ao ponto de fusão do Si.
Sua forma pura não pode ser encontrada na natureza, mas os compostos do silício podem ser encontrados, por exemplo, nos arenitos, na argila, na areia e no granito, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais).
O Dióxido de Silício Adicel (SiO2), também conhecido como sílica, é um mineral composto por dois átomos de oxigênio e um átomo de silício, além de ser um dos óxidos mais abundantes na terra.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
O silício comercial é obtido a partir da sílica de alta pureza em forno de arco elétrico pela redução2 do dióxido de silício (SiO2) com eletrodos de carbono a uma temperatura superior a 1.900°C. O silício líquido se acumula no fundo do forno, de onde é extraído e resfriado.
consiste de moléculas individuais, tendo um carbono central e duas ligações duplas com dois oxigênios. O Si não forma ligações duplas com o oxigênio, devido às diferenças dos raios atômicos do Si e do O. ). Nota-se que a estrutura apresenta um padrão amorfo.
É encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. Combinado com o oxigênio, forma a sílica (SiO2 - dióxido de silício); com oxigênio e outros elementos (como, por exemplo, alumínio, magnésio, cál- cio, sódio, potássio ou ferro), forma silicatos.
O sódio é um elemento químico de símbolo Na, possui número atômico 11 (11 prótons e 11 elétrons ) e massa atômica 23 u, se classifica como metal alcalino na Tabela Periódica e pertence a famíla 1 A.
Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17; anteriormente denominado VIIA) da tabela periódica.