A expressão foi moda no Brasil e o nome do jurista era sinônimo de inteligência, astúcia, brio. Nada mais justo: a erudição de Rui lhe deu a capacidade de falar, com fluência, inglês, italiano, espanhol, alemão e francês. Desde menino a família tinha certeza de que ele seria um gênio da raça.
Porque Rui Barbosa ficou conhecido como Águia de Haia?
Ganhou o cognome de Águia de Haia do Barão do Rio Branco (1845 – 1912), ministro das Relações Exteriores, por sua participação na II Conferência de Paz, realizada, entre 15 de junho e 18 de outubro de 1907, em Haia, na Holanda, quando fez uma notável defesa do princípio da igualdade dos Estados.
Para esses, ainda que Rui Barbosa continuasse católico até o fim de sua vida, sua teologia esteve muito próxima do pensamento protestante, tanto no que se refere à relação entre igreja e Estado quanto à natureza do relacionamento homem-Deus.
Bíblia Sagrada a Palavra de Deus “Se eu a coloco abaixo de todos os livros, ela é a que mantém todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é a coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca”. Rui Barbosa.
Rui, na sua avaliação da Conferência de Haia, no acima mencionado discurso de 31 de outubro de 1907, antecipou as consequências e formulou, ao seu modo, o que hoje é qualificado como o papel do soft power na dinâmica de funcionamento do sistema internacional, ao afirmar: “Hoje, com efeito mais que nunca, a vida assim ...
Etimologia. A Haia foi mencionada pela primeira vez em 1242, sob o nome de Die Haghe. No século XV, o nome des Graven hage entrou em uso, literalmente "O Bosque do Conde", com conotações como "A Sebe do Conde, recinto privado ou área de caça".
Quem é o brasileiro que ficou conhecido como Águia de Haia ONU?
Ruy Barbosa de Oliveira GCSE (Salvador, 5 de novembro de 1849 – Petrópolis, 1 de março de 1923) foi um político brasileiro, jurista, advogado, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.
Há um século, Rui Barbosa dizia: "Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta". Há exatamente cem anos, em 29 março de 1921, os formandos da Faculdade de Direito de São Paulo ouviam pela primeira vez a "Oração aos Moços", texto escrito e lapidado pelo célebre Rui Barbosa, paraninfo da turma.
A expressão foi moda no Brasil e o nome do jurista era sinônimo de inteligência, astúcia, brio. Nada mais justo: a erudição de Rui lhe deu a capacidade de falar, com fluência, inglês, italiano, espanhol, alemão e francês. Desde menino a família tinha certeza de que ele seria um gênio da raça.
Rui Barbosa acreditava que, por meio da instrução, o homem seria preparado para exercer seu trabalho; portanto a escola deveria ser ofe- recida para todos, e essa ideia foi defendida por muitos representantes desse período.
Rui Barbosa recebeu o cognome de "Águia de Haia" do Barão do Rio Branco que era o Ministro das Relações Exteriores na época da 2ª Conferência Internacional da Paz em 1907 "um diplomata de grandes qualidades e também um excelente criador de slogans", segundo dr. Américo Jacobina Lacombe.
Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. Representou o Brasil na Conferência de Haia, foi reconhecido como “O Águia de Haia”. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919.
“A explicação oficial é que Rui Barbosa teria queimado as notas fiscais de compra e venda dos escravos para que evitar que a justiça concedesse indenização aos ex-senhores de escravos”, disse o leitor Ari Silveira dos Santos Filho.
O orador mais reconhecido e de maior expressão nacional, no entanto, foi Rui Barbosa – advogado de formação – por elevar o nível da oratória acadêmica, política e até a forense. É até hoje conhecido como “Águia de Haia” em virtude da sua atuação na Segunda Conferência de Paz, em Haia (1907).
Qual o parentesco de Marina Ruy Barbosa com Ruy Barbosa?
Marina Souza Ruy Barbosa nasceu e cresceu na Gávea, bairro da zona sul carioca, em 30 de junho de 1995. Marina é tetraneta do jurista, diplomata e político Ruy Barbosa (Águia de Haia). A atriz é descendente de italianos da Calábria e, em 2022, adquiriu a nacionalidade italiana.
Rui achava que o regime ideal, para o Brasil devia nivelar todas as confissões religiosas: “o crente emancipado na igreja, a igreja livre no Estado, o Estado independente da igreja”. Rui apresentava assim a uma perspectiva religiosa um pouco diferenciada do catolicismo vigente.
Memorial Ruy Barbosa – Completa com uma galeria de fotos e documentos da época, a linha do tempo do Memorial Ruy Barbosa reconstrói cuidadosamente a trajetória do Jurista baiano, desde seu nascimento até o translado de seus restos mortais à cripta onde descansam até hoje, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.
No seu discurso do dia 5 de setembro, Rui advertiu: o argumento em favor das potências pode tornar-se uma arma de dois gumes, impossibilitando o aperfeiçoamento da arbitragem internacional.
Rui Barbosa foi um advogado, político, escritor e diplomata que teve grande destaque nos primeiros anos da república no Brasil. Ele aderiu ao golpe contra a monarquia dias antes do 15 de Novembro, sendo um dos responsáveis pela Constituição de 1891, além de ter sido ministro da Justiça e Fazenda.
Importante destacar que o apelido Águia de Haia deve ser usado no feminino. Desse modo, Rui é a Águia de Haia, nunca o Águia. De fato, como substantivo feminino, "águia" significa a agudeza de vista, a figura importante. Já no masculino, "águia" denota a pessoa velhaca, espertalhona.
Pelo exemplo de ética profissional e talento jurídico, a memória de Rui é fonte de inspiração para um grande número de brasileiros e para a classe de advogados em geral, tanto que, em 1948, foi eleito pelo Conselho Federal da OAB como “Patrono dos Advogados Brasileiros”.