Em menos de três anos de atuação no Brasil, a Oxxo já alcançou 350 unidades dos seus mercadinhos de bairro em São Paulo e na região metropolitana. De junho de 2022 a junho deste ano, foram inauguradas 216 novas lojas - média de um a cada dois dias.
Presente com mais de 19 mil lojas em países como México, Colômbia, Chile, Peru e Brasil, a marca OXXO possui a maior rede de lojas de varejo de proximidade da América Latina.
É dona dos postos Shell no Brasil. É sócia da Femsa no Grupo Nós, que detém a rede de mercados Oxxo (com mais de 19 mil lojas na América Latina) e as lojas de conveniência Select.
Publicado em 25 de maio de 2023 às, 14h06. Última atualização em 30 de maio de 2023 às, 22h02. O mercado de proximidade Oxxo deve continuar em um ritmo acelerado de expansão no Brasil. A rede criada pela joint venture do grupo mexicano Femsa e Raízen chegou no país há três anos e já conta com 325 unidades.
Receita do Grupo Nós, empresa conjunta que tem com a Raízen para operação da rede Oxxo e Shell Select no Brasil, cresceram 151,6% no ano, para R$ 209,3 milhões.
Qual é o modelo de negócio da Oxxo, que não para de abrir lojas no Brasil?
Quem são os donos da franquia Oxxo?
Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo Nós, a joint venture entre a Raízen e a Femsa Comercio que controla a Oxxo, as brincadeiras, inclusive com a pronúncia do nome, são bem-vindas e ajudam no estabelecimento da conexão com o público. O plano, à época, era chegar à marca de 300 lojas até março de 2023.
Atualmente, a rede tem 24 unidades autônomas instaladas em condomínios, e Gravata diz que esse seria o “modelo de entrada” da operação de franquia, com um investimento inicial a partir de R$ 150 mil.
O que significa Oxxo? Os dois x do nome são referência ao símbolo de porcentagem (%%), para transmitir a ideia de preços baixos, segundo a empresa. O primeiro logotipo da companhia era um carrinho de supermercado em que a letra "o" representa as rodas e os "x"' eram a manopla e o chassi.
Oxxo abre uma loja a cada dois dias e segue avançando sobre concorrência. Mercado no estilo loja de conveniência já tirara consumidores de varejistas tradicionais.
Como mencionado anteriormente, "o que significa oxxo" não possui um significado específico. No entanto, se estiver se referindo à rede de lojas Oxxo, o significado está relacionado a uma marca de lojas de conveniência.
Jovens que desejam comprar bebida antes da balada sem ter muito trabalho e pessoas que precisam de uma compra rápida para o lar, mas sem enfrentar grandes filas em mercados maiores também estão no público-alvo do OXXO.
Quem está por trás do Oxxo no Brasil? Quem é sócia da Raízen no OXXO é a FEMSA, uma das maiores engarrafadoras de Coca-Cola do mundo. Mas por quê uma empresa de postos de combustíveis e uma fabricante de refrigerante investiram num mercadinho? Primeiro: pela diversificação.
A varejista mexicana chegou ao Brasil em dezembro de 2020 a partir de uma parceria comercial estratégica entre Femsa e a brasileira do ramo de energia Raízen, joint venture batizada de Grupo Nós. Embora pareça, a entrada da OXXO no Brasil não aconteceu de forma tão repentina. A Femsa expressava essa vontade desde 2011.
Oxxo (estilizado como OXXO - pronúncia Óquisso) é uma rede de lojas de conveniência mexicana, fundada em 1978 e controlada pela empresa de bebidas FEMSA, por meio de sua subsidiária FEMSA Comércio.
A rede de mercados Oxxo (lê-se "ó-quis-sô") começou a ensinar os clientes a pronúncia correta do nome da marca menos de seis meses após dizer que não se importava com as muitas variações.
De lá para cá tem chamado atenção pelo ritmo acelerado de expansão. Nos últimos 12 meses até junho, foram inauguradas, em média, uma loja a cada dois dias. Atualmente são mais de 350 lojas em funcionamento em 11 cidades no Estado de São Paulo.
Em pouco tempo, OXXO se consolidou como um player no setor de proximidade no país e até março de 2023, 309 mercados devem ser inaugurados em todo Estado. Além de Guarulhos, a marca está presente em São Paulo, Campinas, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo e Piracicaba.
Diferentemente do modelo de negócios adotado no México, o Oxxo adicionou às suas unidades no País a venda de pães, frutas e vegetais, assim como tabaco e itens de higiene e limpeza. Entre México, Peru, Chile, Colômbia e Brasil, o total de lojas do Oxxo chega a nada menos do que 19 mil.
Mercados de proximidade ganharam força no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Estimativas apontam que existem 20.000 unidades desse segmento no país. Hoje, o OXXO conta com 30 lojas em Campinas e outras 25 na cidade de São Paulo.
Como funciona o mercado Oxxo? A Oxxo é uma loja de conveniência que busca oferecer itens básicos aos consumidores de forma fácil, rápida e acessível. Embora ela não seja tecnologicamente inovadora, a rede se destaca pela proximidade com o consumidor.
Com quase dois anos de operação no Brasil, o Oxxo tem 128 mercados abertos em São Paulo —76 somente na capital—e promete chegar a 309 lojas até março de 2023. O custo para abrir uma loja, que tem 90 m², é de R$ 750 mil. A rede tem cerca de 1.000 funcionários.
Ela geralmente representa uma porcentagem entre 4% e 10% da receita do franqueado no período em questão. Também há redes de franquias que optam por cobrar um valor fixo.
A OXXO, inclusive, surgiu antes do acordo com a Coca-Cola. A marca foi criada em 1977 como forma de a Femsa – então Cervecería Cuauhtémoc – vender diretamente ao consumidor as cervejas que produzia.
Em resumo, a franqueadora ganha dinheiro através de taxas de franquia e royalties, vendas de produtos e serviços, licenciamento de tecnologia, acordos de fornecimento.