A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa.
Saturno: conheça as 7 luas mais intrigantes do gigante gasoso do Sistema Solar. A Lua é o satélite natural da Terra e, apesar de parecer, não é um objeto cósmico único do nosso planeta.
Diabo Entidade suprema do mal, servido por uma série de génios maléficos, que encarna sob diversas formas antropomórficas. Aparece por vezes com rasgos de generosidade e cavalheirismo, rodeado por uma nuvem de vapores sulfurosos e resinosos, com o fim de arrastar as almas humanas para o caldeirão.
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
O que acontece com a Terra se a Lua não existisse?
Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra. Outra função que Lua exerce naturalmente é servir de escudo para nós. Muitos pequenos corpos celestes colidem com nosso satélite em vez de nos atingirem.
Ao contrário da Terra, o Sol não tem uma lua. Ele é orbitado por oito planetas (incluindo a Terra), mais outros cinco planetas anões, milhares de asteroides e cerca de três trilhões de cometas e corpos gelados.
Hoje, neste sábado, dia 19 de outubro, é o terceiro dia da fase de Lua Cheia do mês de outubro, que irá até o dia 24 de outubro, dia de Lua Minguante. Confira horários: Lua Cheia começou em: 17 de outubro (quinta-feira) - 08h26min. Lua Cheia termina em: 24 de outubro (quinta-feira) - 05h03min.
Os satélites de Júpiter foram descobertos usando telescópios no Havaí e no Chile, em observações em 2021 e 2022. As órbitas foram confirmadas com observações de acompanhamento. Essas 12 luas têm tamanhos relativamente pequenos, que variam de 1 a 3 quilômetros, segundo Sheppard.
Porém, recentemente, Saturno passou a frente no número de luas: são 82 no total, três a mais do que Júpiter. O Instituto Carnegie em Washington, nos Estados Unidos, foi o responsável por descobrir mais vinte luas orbitando Saturno, o que o levou a ocupar o primeiro lugar.
O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km.
Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
Assim como o Sol, a Lua nasce no leste e se põe no oeste. No entanto, ao contrário do Sol, o nascer e o pôr da Lua mudam mais para o norte ou para o sul ao longo do mês e ao longo dos anos.
Para procurar planetas onde os seres humanos possam viver, a agência espacial norte-americana Nasa usa a Terra como exemplo porque é o único planeta onde se sabe que existe vida biológica (animal, vegetal, fungo, protista e monera) em todo o seu esplendor.
Na escola, aprendemos que a Terra gira ao redor do Sol e em seu próprio eixo - os movimentos responsáveis pela existência do dia e da noite, além das estações; mas há outros movimentos realizados pelo planeta. Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
O voo mais rápido para a Lua, sem parar, foi alcançado pela sonda New Horizons da NASA, quando passou pela Lua em apenas 8 horas e 35 minutos, a caminho de Plutão. A missão Artemis I, lançada com sucesso em 2022, chegou à Lua em 6 dias.
Primeiro, à medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficarão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. E devido à menor influência gravitacional da Lua sobre o Planeta, as marés não seriam mais tão marcantes.